Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVMSK
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Práticas Educativas em Saúde Bucal na ESF: uma Revisão Integrativa
Autor(es): Gilda Rosa do Nascimento
Primeiro Orientador: Fernando Ribeiro Andrade
Resumo: Esta revisão integrativa tem por objetivo analisar as práticas educativas em saúde bucal realizadas pelo Cirurgião Dentista na Estratégia de Saúde da Família e caracterizar seu público alvo por ciclo de vida e condições sistêmicas. E para o alcance do objetivo o proposto o processo metodológico destacado é a Prática Baseada em Evidências (PBE) que teve sua origem no trabalho do Epidemiologista Archie Cochrane, que envolve o cuidado clínico e o ensino fundamentado no conhecimento e na qualidade da evidência. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados BVS, seguindo critérios pré-estabelecidos. Os dados foram coletados através de instrumento próprio e foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização cíclica e condição sistêmicas do público alvo. Os achados referem-se às práticas educativas ligadas a coletividade, crianças de 0 a 5 anos, crianças em idade escolar, adolescentes, gestantes, adultos e grupos programáticos. Neste estudo foi possível identificar que, as práticas educativas em saúde bucal e/ou açõesatuais, desenvolvidas pelo cirurgião dentista dentro da ESF em sua maioria, são de transmissão de informações sobre os problemas bucais (cárie e doença periodontal), promoção e prevenção de alterações em gengiva, dentição, cavidade oral e câncer, tendo como prática a escovação supervisionada para crianças.
Abstract: This integrative review aims to examine the educational practices in oral health conducted by the Dental Surgeon in the Family Health Strategy and characterize your target for systemic conditions and life cycle audience. And to reach the goal the proposed methodological process highlighted is the Evidence-Based Practice (EBP ) which had its origin in the work ofthe epidemiologist Archie Cochrane , involving the clinical care and based on knowledge and evidence quality education. A literature survey was conducted in VHL data bases , following pre -established criteria . Data were collected through an instrument and were extracted fromselected after analysis and described by cyclic categorization and systemic condition of the target audience productions. The findings relate to educational practices related to community , children 0-5 years old, school children , teenagers , pregnant women , adults and programgroups . In this study , we found that the educational practices in oral health and / or current actions, developed by a dentist within the ESF mostly are reporting on oral problems (caries and periodontal disease ) , promotion and prevention changes in the gums, teeth , and oral cavity cancer , having a policy of supervised toothbrushing for children .
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVMSK
Data do documento: 30-Mai-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gilda_rosa_1_.pdf152.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.