Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVPVT
Type: Monografias de Especialização
Title: Práticas educacionais desenvolvidas na atenção primária em saúde a partir da transformação do profissional enfermeiro enquanto sujeito do processo
Authors: Heriton Costa Tavares
First Advisor: Selme Silqueira de Matos
Abstract: Atualmente não temos mais como afastar a educação da saúde. Neste sentido, a educação em saúde passa a ser considerada como uma forma de direcionar ações educativas que estimulem a tomada de decisão responsável. Assim, esta transformação é o ponto chave das atividades educacionais que acontecem no cotidiano da atenção primaria em saúde, lócus primordial da promoção em saúde, onde o enfermeiro é apontado como o grande responsável pelas maneirascomo se conduzem estas transformações. Trata-se então de uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo é o de identificar as atividades educacionais que acontecem na atenção primaria em saúde onde o enfermeiro é o sujeito do processo. Assim foi possível observar que as práticas educativas coletivas, o grupo, são o grande escopo destas atividades em detrimento ás atividades que acontecem de maneira individual, ou seja, a consulta de enfermagem. Apesar que vários pontos negativos que levam ao desgaste e ao fracasso da prática grupal, o enfermeiro ainda vem sendo considerado como o profissional detentor de maior capacidade de manter-se a frente desta ação, pois, apesar de possuir um formação biologicista, curativa e prescritiva possui imensa capacidade de contextualização. Portanto, por meio de relações dialógicas, individuais ou coletivas, despertar no outro a liberdade e a vontade de escolher, direcionar a vida para o que quer que seja. Transformando assim o outro em sujeito.
Abstract: Currently we no longer get away as education and health, in this sense, health education shall be considered as a way to direct educational initiatives that encourage responsible decisionmaking. Thus , this transformation is the key point of the educational activities that happen ineveryday primary health care , primary locus of health promotion , where the nurse is seen as the main responsible for the ways how to lead these transformations . This then is an integrative literature review is aimed to identify the educational activities that take place in primary health care where the nurse is the subject of the process. Thus it was possible toobserve that the collective educational practices, the group are the large scope of these activities in detriment to activities that take place on an individual basis, i.e. , nursing consultation . Despite several drawbacks that lead to wear and failure of group work , the nurse also has been considered as the largest holder of professional ability to keep ahead ofthis action because , despite having a biologicist , curative and prescriptive training has immense capacity for contextualization. Therefore, through dialogic, individual or collective relationships, awaken in others the freedom and the will to choose, direct life for whatever.Thus transforming each other in person.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVPVT
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_h_riton__encaminhado_para_a_biblioteca.pdf188.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.