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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9M4NQG
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Construção e levantamento de evidências iniciais de validade de uma escala para avaliação do planejamento cognitivo |
Autor(es): | Ana Paula Assis de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Elizabeth do Nascimento |
Primeiro membro da banca : | Evely Boruchovitch |
Segundo membro da banca: | Leandro Fernandes Malloy Diniz |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivos construir uma escala de autorrelato para avaliar a habilidade do planejamento cognitivo em adultos e levantar evidências iniciais de validade. O construto em questão foi considerado como um subdomínio das Funções Executivas e entendido como a habilidade de definir e estruturar ações e recursos intencionalmente a fim de atingir um objetivo de maneira eficiente. O processo de desenvolvimento da escala foi constituído de sete etapas, a saber: definição constitutiva de planejamento e seleção dos componentes por meio de revisão teórica, entrevista com a população meta, construção de itens/instrumento, análise de juízes, análise semântica, aplicação da Escala de Planejamento Cognitivo (EPC) e análise psicométrica da EPC. A versão piloto do instrumento foi composta de 88 itens a serem respondidos numa escala tipo likert, considerando o critério de frequência. A EPC foi respondida por 279 participantes de ambos os sexos, com diferentes níveis de escolaridade e socioeconômico, residentes em diversos estados brasileiros, com idade variando entre 18 a 58 anos. A coleta de dados se deu quase exclusivamente por meio eletrônico, através do link https://www.surveymonkey.com/s/3286TZQ. Os dados da análise psicométrica se mostraram satisfatórios. A EPC obteve um índice de precisão elevado de 0,98. A Análise Fatorial Exploratória indicou a solução de um fator caracterizando estruturalmente a EPC como unidimensional. As cargas fatoriais dos itens se mostraram adequadas indicando que os mesmos se constituem em ótimos representantes comportamentais do planejamento cognitivo, sendo que 41 itens obtiveram cargas entre 0,60 a 0,79. Com base na análise dos itens (correlação item-total) foram eliminados cinco itens, ficando a versão final da EPC composta por 83 itens. Os resultados favoráveis verificados na versão piloto da EPC nos estimulam a avançar no seu processo de desenvolvimento. Pretende-se realizar novos estudos de validação e normatização com uma amostra representativa da população. |
Abstract: | This research aimed to create a self-report scale in order to assess the cognitive planning in adults, and raise initial evidences of its validity. The construct in question was considered a subdomain of the Executive Functions and it was understood as the ability to define and structure actions and resources intentionally with the purpose to achieve an objective efficiently. Scale development process was performed in seven steps, which are: constitutive definition of planning and selection of components via theoretical review; interview with the target population; itens/instrument construction; judges analysis; semantical analisys; Cognitive Planning Scale (CPS) and CPSs psychometric analysis. Pilot version was made by 88 itens answered in a Likert scale, according to frequency criterion. CPS was answered by 279 participants of both sexes, with several scolarity and socioeconomic levels, residents in different Brazilian states, with ages ranging from 18 to 58. Data collection was primarily applied through electronic way, via link: https://www.surveymonkey.com/s/3286TZQ. Psychometrics analysis data proved to be satisfactory. Based on itens analisys (item-total correlation) five itens were eliminated, providing a CPS final version formed by 83 items. Exploratory Factor Analisys indicated a solution of one factor, characterizing CPS with a unidemensional structure. Items factor loadings were adequate, what indicates that items are excellent representatives of cognitive planning behavior, particularly 41 itens showed loadings from 0.60 to 0.79. CPS obtained a high precision level of 0.98. The favourable results found in the CPS pilot version encourage us to move forward on its developmental process. It is intended to make new validation and standardization studies in a representative sample from population. |
Assunto: | Desenvolvimento cognitivo Cognição Psicologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9M4NQG |
Data do documento: | 20-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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