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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWHVA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Katia Ferreira Costa Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anadias Trajano Camargos | pt_BR |
dc.creator | Andre Caribdis do Nascimento de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T02:34:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T02:34:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWHVA | - |
dc.description.abstract | The psychiatric reform in Brazil restructured focused care based on the autonomy of its members and their families through health education, generating practical changes in knowledge and social. Giving empowerment to these actors, avoiding institutionalization and increasing the quality of life, through the network of psychosocial care. Yet one wishes to recognize the impacts that these pedagogical strategies that have generated public regarding their everyday life , and thus improve the working and coming revise that have generated less impact . The method chosen for preparation of the work was the integrative review, since this instrument enables the definition of the information to create methodological steps that provide the basis for improving the use of information, providing healthcare professionals the best use of evidence demonstrated in different studies. It was evident that the authors intended with these teaching strategies, positive outcomes of increased self-esteem, stigma and end of hospitalization, always aiming to listening and participation of key stakeholders in the subject patient. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Reforma Psiquiátrica no Brasil tem se reestruturado focando o cuidado baseado na autonomia de seus usuários e de seus familiares, através da educação em saúde, gerando mudanças práticas, de saberes e sociais. Proporcionando empoderamento e qualidade de vida através de estratégias de educativas, evitando a institucionalização e a aumento de sua autonomia. Pretende-se reconhecer os impactos que essas estratégias pedagógicas têm gerado nesse público, em relação a sua vida cotidiana, podendo assim melhorar as que vêm dando certo e rever as que têm gerado menos impacto. O método escolhido para elaboração do trabalho foi a Revisão integrativa, já que esse instrumento possibilita delimitar as informações, de forma a criar etapas metodológicas que proporcione base que melhorem o uso das informações, fornecendo aos profissionais de saúde o melhor aproveitamento das evidências demonstradas em diferentes estudos. Ficou evidente que os autores pretendiam com essas estratégias pedagógicas, resultados positivos de aumento de autoestima, fim da estigmatização e hospitalização, sempre visando à escuta e participação dos principais interessados no assunto o próprio paciente. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida para pessoas com transtorno mental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.title | Autonomia e melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de distúrbio mental e de suas famílias: intervenções pedagógicas e seus impactos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
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