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dc.contributor.advisor1Katia Ferreira Costa Campospt_BR
dc.contributor.referee1Anadias Trajano Camargospt_BR
dc.creatorAndre Caribdis do Nascimento de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:34:37Z-
dc.date.available2019-08-13T02:34:37Z-
dc.date.issued2014-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWHVA-
dc.description.abstractThe psychiatric reform in Brazil restructured focused care based on the autonomy of its members and their families through health education, generating practical changes in knowledge and social. Giving empowerment to these actors, avoiding institutionalization and increasing the quality of life, through the network of psychosocial care. Yet one wishes to recognize the impacts that these pedagogical strategies that have generated public regarding their everyday life , and thus improve the working and coming revise that have generated less impact . The method chosen for preparation of the work was the integrative review, since this instrument enables the definition of the information to create methodological steps that provide the basis for improving the use of information, providing healthcare professionals the best use of evidence demonstrated in different studies. It was evident that the authors intended with these teaching strategies, positive outcomes of increased self-esteem, stigma and end of hospitalization, always aiming to listening and participation of key stakeholders in the subject patient.pt_BR
dc.description.resumoA Reforma Psiquiátrica no Brasil tem se reestruturado focando o cuidado baseado na autonomia de seus usuários e de seus familiares, através da educação em saúde, gerando mudanças práticas, de saberes e sociais. Proporcionando empoderamento e qualidade de vida através de estratégias de educativas, evitando a institucionalização e a aumento de sua autonomia. Pretende-se reconhecer os impactos que essas estratégias pedagógicas têm gerado nesse público, em relação a sua vida cotidiana, podendo assim melhorar as que vêm dando certo e rever as que têm gerado menos impacto. O método escolhido para elaboração do trabalho foi a Revisão integrativa, já que esse instrumento possibilita delimitar as informações, de forma a criar etapas metodológicas que proporcione base que melhorem o uso das informações, fornecendo aos profissionais de saúde o melhor aproveitamento das evidências demonstradas em diferentes estudos. Ficou evidente que os autores pretendiam com essas estratégias pedagógicas, resultados positivos de aumento de autoestima, fim da estigmatização e hospitalização, sempre visando à escuta e participação dos principais interessados no assunto o próprio paciente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vida para pessoas com transtorno mentalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleAutonomia e melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de distúrbio mental e de suas famílias: intervenções pedagógicas e seus impactospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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