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dc.contributor.advisor1Jose Marcio Fonseca Calixtopt_BR
dc.contributor.referee1Sebastiao Salvador Real Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Giuseppe Barbosa Guimaraespt_BR
dc.creatorCaroline Buratto de Lima e Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:33:44Z-
dc.date.available2019-08-14T14:33:44Z-
dc.date.issued2013-09-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYKJ5-
dc.description.abstractThe Brazilian highway system consists largely of bridges constructed prior to 1984. These bridges are under strength with respect to todays traffic. Consequently some of them were strengthened, but their number is still statistically small compared to the total amount of existing bridges. Several methods are used for strengthening reinforced concrete bridges. The choice of method is the result of many variables, such as the analysis of the intrinsic characteristics of each bridge, the surrounding environment, and finally the cost-benefit analysis. In this scenario, the object of this dissertation is the analysis of the efficiency of the strengthening procedures executed in reinforced concrete bridges, based on inspections conducted afterwards. Four bridges were chosen for the study, which have been strengthened for at least 6 years. The collected data provide knowledge of how efficient the different strengthening procedures are. This will certainly contribute in the long term to a better selection of the strengthening procedures which in turn will extend the service life of existing bridges.pt_BR
dc.description.resumoA malha rodoviária nacional é constituída em grande parte de pontes construídas anteriormente a 1984, as quais possuem capacidade portante incompatível com o tráfego que se utiliza atualmente nas rodovias federais. Diversas dessas pontes foram objeto de obras de reforço estrutural, mas estatisticamente, este número ainda é pequeno quando comparado ao grande número de pontes existentes. Diversos métodos são empregados para o reforço de pontes de concreto armado. A escolha do método consiste no resultado de diversas variáveis, tais como a análise das características intrínsecas de cada construção, do meio onde está inserida, da sua finalidade, de estudos de viabilidade e finalmente, da análise do custobenefício. Este trabalho propõe a avaliação da eficiência de métodos de reforço executados em pontes de concreto armado por meio de vistorias posteriores à intervenção. Foram escolhidas quatro pontes para o estudo com intervenções executadas há pelo menos 6 anos. A análise dos resultados colhidos proporcionará o conhecimento da eficácia dos diversos tipos de intervenções realizadas, o que certamente irá contribuir para aumentar a vida útil das pontes da malha rodoviária brasileira.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de procedimentospt_BR
dc.subjectMétodos de reforçopt_BR
dc.subjectPontes de concreto armadopt_BR
dc.subject.otherMateriais de construçãopt_BR
dc.subject.otherPontes de concretopt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.titleAnálise da eficácia de métodos de reforço de pontes rodoviárias de concreto armadopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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