Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria de Oliveira Galvaopt_BR
dc.contributor.referee2José Gonçalves Gondrapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Carlos Villaltapt_BR
dc.contributor.referee4Marcilia Rosa Periottopt_BR
dc.contributor.referee5Rosana Areal de Carvalhopt_BR
dc.creatorMarcilaine Soares Inacio Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:00:01Z-
dc.date.available2019-08-14T05:00:01Z-
dc.date.issued2010-05-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBJAU-
dc.description.abstractLobject de cette recherche est la relation établie entre la politique et l éducation au Minas Gerais en tenant en compte la façon dont elle est perçue et développée par les societés politiques, littéraires et philanthropiques dans la période de la régence (1831-1840). La multiplication de ces espaces de sociabilité est en rapport avec deux phénomènes complémentaires, mais pour autant différents: la diffusion des Lumières et la configuration d une esphère publique de pouvoir. À partir de 1831 les associations ont été mobilisées par les libérales modérés, mineiros et brésiliens, pour l assurance de lordre, la légalité et le respect à la Constitution aussi bien que pour ladhésion au projet libéral modéré de Brésil. Lengagement de tels sujets au mouvement associatif a été le résultat de leurs sensibilités idéologiques et culturelles aussi bien que des rencontres précédants dans dautres espaces de sociabilités tels que les Chambres Municipales, le Conselho Geral da Província et le journal O Universal. Les associations se sont constituées comme des importantes espaces d apprentissage politique et de la formulation et exécution de diagnostiques, ansi que de projets individuelles et collectifs qui ont conservé une relation bien proche de la Constitution de lÉtat de la Nation Brésilienne. La dynamique de fonctionnement des associations et la mise en oeuvre de leurs projets politiques-culturelles conçus comme des projets éducatifs ont trouvé leur appui sur les bibliothèques, les fêtes, les pièces de théâtre, la presse et lécole. Parmi les moyens mobilisés pour la mise en oeuvre des projets, on peut mettre laccent sur le Jornal da Sociedade Promotora da Instrução Pública, à Ouro Preto, et la scolarisation, qui ont tous contribué, à la fois, pour la diffusion de Lumières et pour la consolidation de la monarchie constitutionnelle représentative.pt_BR
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa é a relação entre política e educação em Minas Gerais tal como ela é percebida e desenvolvida pelas sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). A multiplicação desses espaços de sociabilidade relaciona-se a dois fenômenos complementares, porém distintos: a difusão do Iluminismo e a configuração de uma esfera pública de poder. A partir de 1831, as agremiações foram mobilizadas pelos liberais moderados, mineiros e brasileiros, tanto para garantir a ordem, a legalidade e o respeito à Constituição quanto para conseguir a adesão ao projeto liberal moderado de Brasil. O engajamento de tais sujeitos no movimento associativo resultou de suas sensibilidades ideológicas e culturais, bem como de encontros anteriores em outros espaços de sociabilidade, tais como as Câmaras Municipais, o Conselho Geral da Província e o jornal O Universal. As associações constituíram-se em importantes espaços de aprendizado político e de formulação e execução de diagnósticos, bem como de projetos individuais e coletivos, que mantiveram uma relação muito próxima com a Constituição do Estado da Nação brasileira. A dinâmica de funcionamento das agremiações e a efetivação de seus projetos político-culturais, entendidos como projetos educativos, apoiaram-se nas bibliotecas, nas festas, nos espetáculos teatrais, na imprensa e na escola. Dentre esses meios mobilizados na execução dos projetos, destacam-se o Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Pública, de Ouro Preto, e a escolarização, que contribuíram ao mesmo tempo para a difusão da Luzes e para a consolidação da monárquica constitucional representativa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subject.otherEducação  Historia  Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherEducação  Historia  Sec XIXpt_BR
dc.titleEducação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas 1831/1840pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
binder1.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.