Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBLF3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Formação artística: tensões entre aprendizado informal e abordagens escolares
Authors: Sergio Roberto Vaz Ferrerira
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Co-advisor: Maria Lucia Castanheira
Abstract: Esta pesquisa investigou a prática da leitura de imagens de Arte por 17 estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental de uma escola municipal do município de Contagem, Minas Gerais. Objetivou-se verificar a relação entre a concepção dos alunos sobre Arte, a sua bagagem de conhecimentos artísticos adquiridos informalmente e o ensino de Arte na escola em questão. Com esse fim, além de pesquisa teórica, foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos, seguida da apreciação livre de duas reproduções de obras de arte e da produção de um desenho ligado ao tema da entrevista. Através dos dados colhidos nesse processo, buscou-se inferir sobre a visão dos entrevistados sobre Arte, artista e obra. Paralelamente, foi feito um mapeamento do espaço escolar, bem como dos conteúdos tratados nas aulas de Arte da escola e do modo como a comunidade escolar tratava a Arte seja como conteúdo curricular ou como algo presente na cultura da comunidade que abriga a escola e seus alunos. A perspectiva do pesquisador o olhar lançado sobre o contexto estudado foi definida a partir do conceito de experiência próxima e experiência distante de Geertz (2008). O estudo das narrativas decorrentes das entrevistas e dos desenhos produzidos, a análise dos dados colhidos na pesquisa de campo e suas implicações no ensino e aprendizagem de Arte na escola apoiaram-se nas concepções de Aguirre (1996, 2007, 2008a, 2008b) sobre ensino de Arte. A definição do papel da Arte na escola teve como suporte as contribuições de Dewey (1980), Rorty (1989), Efland (2003) e Barbosa (1988, 1990, 2002, 2003, 2005, 2008), que, em momentos distintos da educação e da sociedade, representaram novos horizontes para o ensino de Arte. O conceito de narrativa que, para Aguirre, acontece no momento em que o aluno fala de sua experiência com a obra/imagem, encontrou justificativa nos textos sobre a figura do narrador, de Benjamin (1994) e na construção dos atos de fala de Bakhtin (2000). Permearam todas as discussões e considerações as teorias de Berger (1972) sobre a relação entre indivíduo e imagem, aspectos da fruição em Didi- Huberman (2013) e a definição de modernidade de Bauman (2001) e Parsons (1974). Esta investigação se configura como um estudo de caso, por definição qualitativa, que pretende ser referência para futuros pesquisadores das teorias e práticas estudadas. Almeja, ainda, inserir-se na discussão sobre um currículo de ensino de Arte que conceba a diversidade e a fluidez da sociedade e culturas contemporâneas, flexibilizando a condução das experiências e reconhecendo seu público como foco central do processo educativo, ancorado nas reflexões sobre o Currículo Narrativo de Goodson (2007).
Abstract: This research investigated the practice of reading images of art by 17 students of the 3rd cycle of basic education in a public school in the city of Count, Minas Gerais. This study assessed the relationship between design students about art, its baggage of artistic knowledge acquired informally and teaching of art in this particular school. To this end, in addition to theoretical research, a semistructured interview with each subject was performed, followed by two free assessment reproductions of works of art and the production of a drawing attached to the subject of the interview. Through the data collected during this process, we sought to infer the view of respondents on Art, artist and artwork. In parallel, a mapping of school space, as well as the contents treated in school art classes and how the school community was the art - whether as curriculum content or as something in the culture of the community that houses the school and its students. The perspective of the researcher - the look launched on the study context - was set from the concept of 'experience near' and 'far' experience of Geertz (2008). The study of narratives derived from interviews and produced drawings, analysis of data collected in the field research and its implications for teaching and learning in art school relied on the conceptions of Aguirre (1996, 2007, 2008a, 2008b) on education of Art. The definition of the role of art in school was supported by the contributions of Dewey (1980), Rorty (1989), Efland (2003) and Barbosa (1988, 1990, 2002, 2003, 2005, 2008), which, at different times of education and society, represented new horizons for teaching art. The concept of narrative that, for Aguirre, happens when the student talks about his experience with the work / image found justification in the texts on the figure of the narrator, Benjamin (1994) and the construction of speech acts Bakhtin (2000). Permeated all discussions and considerations Berger's (1972) theories on the relationship between individual and image aspects of enjoyment in Didi- Huberman (2013) and the definition of modernity Bauman (2001) and Parsons (1974). This investigation is configured as a case study, by definition, qualitative, which aims to be a reference and reflection for future researchers studied the theories and practices and the discussion about a curriculum for teaching art to devise the diversity and fluidity of contemporary society and culture by relaxing driving experience and recognizing your audience as the central focus of the educational process, anchored in the reflections on the Curriculum Narrative Goodson (2007).
Subject: Educação
Arte Estudo e ensino 
Arte e educação 
Cultura
Professores Formação  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBLF3
Issue Date: 1-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o__sergio_vaz.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.