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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A percepção e a importância que jovens e mais velhos atribuem ao patrimônio histórico-cultural de Cabinda: uma exploração do tema a partir do local de concentração de escravos do Chinfuca
Autor(es): Julio Horacio Chivuanga Bembe
primer Tutor: Ana Maria Rabelo Gomes
primer Co-tutor: Junia Sales Pereira
primer miembro del tribunal : José Eustáquio de Brito
Segundo miembro del tribunal: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Resumen: O presente trabalho emana da realidade em que está voltado o patrimônio histórico-cultural de Cabinda, onde a precariedade, sob o ponto de vista da sua valorização, conservação, proteção e divulgação, o torna deplorável. Assim sendo, constatamos inicialmente que a falta de conhecimento dos jovens estudantes sobre esta realidade, motivada pela falta de divulgação pelos órgãos de comunicação social, pela escola, sociedade civil e pela própria família, fossem os principais motivos da falta de interação entre as camadas mais novas e mais velhas, o que se revelou contrário nesta pesquisa. Com esta constatação feita, formulamos a seguinte pergunta: Que relevância histórica se atribui ao patrimônio histórico-cultural de Cabinda? Esta questão levou-nos a buscar compreender a perceção e a importância que os jovens e mais velhos atribuem ao Local de Concentração de Escravos do Chinfuca e a forma como a ele se relacionam, considerado enquanto uma expressão singular do patrimônio de Cabinda. Este trabalho tem como objetivo geral: Descrever e analisar a forma como os jovens e mais velhos lidam com o Local de Concentração dos Escravos de Chinfuca como uma expressão singular do patrimônio histórico-cultural de Cabinda, enquanto os objetivos específicos passam fundamentalmente em registrar e analisar as práticas desenvolvidas por mais velhos e por jovens em relação ao Local de Concentração de Escravos do Chinfuca; identificar a relevância histórica atribuída, por diferentes autores, esse local, identificar se e como é possível conhecer aspectos da história do enclave de Cabinda por parte dos jovens e mais velhos por via deste acervo patrimoniado. Deste modo, a pesquisa revelou que há um certo conhecimento dos jovens sobre o Local de Concentração de Escravos do Chinfuca, e que houve, durante a visita dos alunos ao local, uma interação muito forte entre jovens e mais velhos, embora haja uma necessidade de se continuar a trabalhar para a expansão do conhecimento voltado ao patrimônio de Cabinda.
Abstract: The present work stems from the reality that is facing the historical and cultural heritage of Cabinda, where the precariousness from the point of view of their appreciation, conservation, protection and disclosure, makes them deplorable. Thus, initially found that the lack of knowledge of young students on this reality, motivated by the lack of disclosure by the media, the school, civil society and his own family, were the main reasons for the lack of interaction between the layers more new and older, which proved the contrary in this research. With this point made, we ask the following question: What historical significance is attributed to the historical and cultural heritage of Cabinda? This question led us to seek to understand the perceptions and the importance that young and older attribute to the Local Concentration of Slaves Chinfuca and how they relate to it, considered as a singular expression of the heritage of Cabinda. This work has as main objective: To describe and analyze how the young and old deal with the Local Concentration of Slaves Chinfuca as a unique expression of the historical and cultural heritage of Cabinda while the specific objectives are central in record and analyze the practices developed by our elders and young people in relation to the Local Concentration of Slaves Chinfuca; identify the historical significance attributed by different actors, the Local Concentration of Slaves Chinfuca; identify if and how can we know aspects of the history of the enclave of Cabinda by young and older via this heritage equity. Thus, the survey revealed that there is acertain knowledge of young people on Local Concentration of Slaves Chinfuca, and that was during a visit to the local students, a very strong interaction between young and old, although there is a need for continuing to work for the expansion of knowledge geared to the heritage of Cabinda.
Asunto: Educação  Angola
Relações entre gerações  
Patrimônio cultural
Patrimonio historico 
Educação do adolescente
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NYKCK
Fecha del documento: 29-ago-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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