Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O hipertexto como um novo espaço para a narrativa literária: análise de obras da hiperliteratura
Authors: Leonardo Antunes Cunha
First Advisor: Ana Maria Pereira Cardoso
First Referee: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Second Referee: Paulo Bernardo Ferreira Vaz
Third Referee: Ligia Maria Moreira Dumont
Abstract: A pesquisa investiga o fenômeno da Hiperliteratura, uma nova forma de discurso artístico desenvolvida espedficamente para o suporte do hipertexto eletrônico (seja em disquete, CD-ROM ou na Internet). Esta análise é precedida por um estudo teórico de três questões. Em primeiro lugar, as possibilidades proporcionadas pela publicação eletrônica - como a grande facilidade de alteração do conteúdo, a grande capacidade de recuperação da informação, a rapidez da publicação, a interatividade, o uso do hipertexto e da escrita não-linear, o uso da multimídia - e as possíveis contribuições que tais recursos trazem para textos literários e não-literários. Em seguida, os desafios que o mundo contemporâneo - envolvido em um período de "aceleração do tempo-espaço, que privilegia a rapidez, a efemeridade, a dispersão e o apelo imagético, segundo autores como David Harvey, e cuja comunicação entra num período de predomínio do hipertexto e do "pólo informático-midiático, segundo Pierre Lévy - apresenta ao objeto livro e, mais especificamente, ao discurso literário. A pesquisa busca, ainda, apresentar o contexto em que surgiu o fenômeno da Hiperliteratura e, com base na leitura de teóricos como Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy delinear algumas tendências marcantes de seu discurso: não-linearidade, auto-referência, escrita topográfica, interatividade e uso da multimídia. Tais tendências configuram, enfim, o roteiro que fundamenta a última etapa, aplicada, da pesquisa: a análise de quatro obras da Hiperliteratura: "its name was Penelope", de Judi Malloy, "Hegirascope 2", de Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", de Michael Joyce e "I have said nothing", de Jane Yellowlees Douglas. Como conclusão, a pesquisa aponta para o surgimento, efetivamente, de uma nova forma artística, que alia elementos da literatura e de outras artes, e cujo discurso revela um desprendimento da narração linear, encadeada, e uma primazia de aspectos espaciais.
Abstract: This dissertation investigates the phenomenon of Hypertext Fiction, a new form of artistic discourse which has been created specifically for the médium of electronic hypertext (whether on diskette, CD-ROM or the Internet). This study is preceeded by a theoretical analysis of three issues. First, the possibilities enabled by electronic publishing - such as the great facility to alter the content of a text or document, the remarkable capacity of information retrieval, the celerity of publication, the interactivity, the use of hypertext and non-linear writing, the use of multimedia - as well as the possible contributions that these resources bring to fiction and non-fiction texts. Second, the challenges that the contemporary world - involved in a period of "acceleration of the time-space relations", which favors quickness, ephemerality, dispersion and visual appeals, according to David Harvey, among other authors, a world that faces a period of proeminence of hypertext and Computer mediated communication, according to Pierre Lévy - 'present to the book, and namely to the literary discourse. This research also seeks to present the context in which the phenomenon of Hypertext Fiction was engendered, and - based in studies of authors such as Howard Becker, Jay David Bolter, Michael Joyce, George P. Landow, Pierre Lévy - point out the most distinctive tendencies of its discourse: non-linearity, self-reference, topographical writing, interactivity and the use of multimedia. These tendencies will form the grounds for the last part of the research: the analysis of four Hypertext Fictions: "its name was Penelope", by Judi Malloy, "Hegirascope 2", by Stuart Moulthrop, "Twilight, a Symphony", by Michael Joyce and "I have said nothing", by Jane Yellowlees Douglas. The conclusion points to the eífective emergence of a new art form, which allies elements of Literature and of other arts, and whose discourse reveals a disingagement of linear narra ti ve and a primacy of spatial elements.
Subject: Sistemas de hipertexto
Ciência da informação
Informação Sistema de armazenagem e recuperação
Publicações eletrônicas
Literatura e tecnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUJNR
Issue Date: 18-Jan-1999
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_leonardo_antunes_cunha.pdf4.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.