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Tipo: Tese de Doutorado
Título: "Fechando pra conta bater": a indigenização dos projetos sociais Xakriabá
Autor(es): Augusta Aparecida Neves de Mendonca
primer Tutor: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
primer miembro del tribunal : Gelsa Knijnik
Segundo miembro del tribunal: Carlos Henrique de Souza Gerken
Tercer miembro del tribunal: Ana Maria Rabelo Gomes
Cuarto miembro del tribunal: Ana Maria de Oliveira Galvao
Resumen: Esta tese está voltada para o movimento de chegada dos projetos sociais ao povo indígena Xakriabá. Referenciada na etnografia, discute os processos de apropriação pelos Xakriabá de práticas de numeramento que se configuram na definição, na escrita, na produção de discursos, no engajamento, no desenvolvimento e na gestão desses projetos sociais. Esses processos de apropriação e seus efeitos são aqui chamados de indigenização dos projetos. O termo indigenização é tomado dos estudos do antropólogo Marshall Sahlins, que se refere à indigenização da modernidade para explicitar a maneira como os povos indígenas vêm elaborando culturalmente tudo aquilo que lhes foi infligido e como vêm tentando incorporar o sistema mundial a uma nova ordem ainda mais abrangente: seu próprio sistema de mundo. Ao assumir como contexto de investigação a elaboração, o desenvolvimento e a gestão dos projetos sociais dos Xakriabá, este trabalho volta-se para o aspecto pragmático que conforma as práticas de numeramento que se veiculam nas interlocuções forjadas nesses processos. Tais práticas envolvem ideias, valores, critérios, conceitos ou procedimentos matemáticos que se mobilizam e se constituem nessas etapas dos projetos. As práticas de numeramento são, assim, analisadas como circunstância e não como o objeto da investigação. Ou seja, o exercício investigativo a que este estudo se propõe não se configura como descrição de práticas, mas como uma análise dos modos pelos quais essas práticas veiculam as diferentes racionalidades que geram os projetos e oportunizam a identificação de confrontos entre a racionalidade de fora e a de dentro. Tal análise permite reconhecer que os Xakriabá e aqueles com quem interagem nos processos de elaboração, desenvolvimento e gestão dos projetos instauram práticas, ora submetendo-se às regras que lhes são impostas, ora transgredindo-as, driblando-as ou as transformando. Dessa maneira, indigenizam esses processos.
Abstract: This thesis is focused for the arrival movement from the social projects to the indigenous people Xakriabá. Referenced in ethnography, discusses the appropriation processes for Xakriabá of numeracy practices that are configured in the defining, in the writing, in the production of speeches, in the engagement, in the development and in the administration of these social projects. These processes of appropriation and their effects are called here of indigenization of the projects. The term indigenization is taken from studies of the anthropologist Marshall Sahlins which refers to the indigenization of the modernity to explain how indigenous peoples how have been developing culturally everything that was inflicted on them and have been trying to incorporate the global system to an even more comprehensive new order: his own world system. When assuming as investigation context the elaboration, the development and the administration of the social projects of Xakriabá, this work turns to the pragmatic aspect that conforms with the numeracy practices which convey dialogues forged in these processes. Such practices involve ideas, values, criteria, concepts or mathematical procedures that mobilize and constitute steps in these projects. The numeracy practices are thus analyzed as a circumstance and not as the object of research. In other words, the investigative exercise to which this study proposes is not configured as a description of practices, but as an analysis of the ways in which these practices convey different rationalities that manage projects and nurture the identification of clashes between rationality from outside and the from within. Such analysis allows to recognize that Xakriabá and those with whom interact in the elaboration processes, development and administration of the projects establishes practices, sometimes submitting to the rules that they are imposed, sometimes transgressing them, dribbling them or transforming them. Thus, indigenize these processes.
Asunto: Indios Escrita
Educação
Índios Educação  
Indios Xacriabá  
Políticas públicas  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5FKH
Fecha del documento: 30-jun-2014
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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