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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A questão do estatuto ôntico-ontológico do ser-aí no "Ser e tempo" de Martin Heidegger
Authors: Francisco Sergio Gomes
First Advisor: Sebastiao Trogo
First Referee: Ivan Domingues
Second Referee: Virginia de Araujo Figueiredo
Abstract: Qualquer pergunta pelo ser passa pelo ser daquele que pergunta. Quem faz a pergunta se faz por primeiro interrogado em seu ser. Assim, pode-se dizer que todo questionamento parte do Dasein e a ele deve retornar. Compreender o mundo e tudo que vem ao encontro nele e uma característica do Dasein que se fundamenta no seu ser-no-mundo. O mundo não é um lugar que contém o ente em questão dentre outros entes. O mundo é um constitutivo do ser do Dasein. Ser-no-mundo e ummodo de existir próprio deste ente, de tal forma que para ele ser-no-mundo e existir são a mesma coisa. O Dasein é no mundo como existência, é o ente cuja essência é a própria existência. O Dasein possui uma estrutura aberta e dinâmica, onde os elementos que o constituem longe de serem caracteres que se somam, conduzem - cada um tomado em si mesmo, ao ser todo deste ente. Heidegger em "Ser e Tempo" enumera alguns elementos que constituem o "aí" do Dasein,todos eles enfocados em suas dimensões ôntica e ontológica, mesmo porque toda a analítica existencial é tecida na relação destas duas dimensões. Assim, disposição afetiva, compreensãointerpretação,discursividade, tagarelice, curiosidade e ambigüidade são aquilo que compõem a estrutura do "af do Dasein. Apresentar o estatuto ôntico-ontológico do Dasein implica em compreender este ente natotalidade do seu ser. investigar um ente cujo ser se define em sua estrutura pela abertura, não só exige que se considere a especificidade de seus elementos estruturais, como também é necessárioencará-lo como totalidade aberta. Heidegger irá propor, na obra mencionada acima, a "cura" como o todo estrutural do ser do Dasein. É claro que se trata de um caminho muito próprio para chegar aessa compreensão, mas na investigação em questão foi o fenômeno existencial da angústia quem conduziu a esta conclusão. Apesar da "cura" revelar o Dasein na sua totalidade estrutural, ela não apresenta uma posição prévia suficiente para compreender este ente na totalidade do seu ser. Depois de muitas considerações a respeito, encontrou-se na decisão antecipadora a expressão própria da totalidade requerida. Isto ficou mais explícito quando o estudo da tcmporalidade revelou ser ela o sentido da "cura". Aí tudo se esclarece e não só se entende porque o Dasein e essencialmente finito, pelo fato de sua existência estar marcada pela historicidade, como também vislumbra a organicidade ônticoontológica deste ente como abertura ao ser.
Abstract: Any question about the being refers first to the being that asks the question. Such a question, therefore, refers first of all to the being of the asker. Thus, we can say that all questions come from the Dasein and must necessarily return to it. To understand the world and whatever exists in it is a characteristic of Dasein, which is based on its being-in-the-world. The world is not a place where the being in question simply lives among other beings. The world is an essential , i. e., a constitutive part of Dasein. Being onto-the-world is the way of existing that characterizes this entity so that, in this case, being onto the world and existing are the same thing. Dasein is in the world as an actualexistence; it is the entity whose essence is the existance itself.The structure of Dasein is both open and dynamic; and its constitutive elements, rather than being the mere addition of their characteristics, povide-each one in its own dimension - for the full constituition of Dasein. Heidegger, in his work "Being and Time" presents a list of some elements that constitute the "there" of Dasein, all of them viewed from their onthic-onthological dimension, just because the existential analysis is based on the inter-relationship of these two dimensions. Thus,affection, understanding-interpretation, discourse, chatting, curiosity and ambiguity are the basic elements that form the structure of the so called "there" of Dasein. To present the onthic-onthological statute of Dasein means to fully understand this entity entirely . To investigate an entity whose being defines itself by a open structure, does not onlyrequire that the specificity of its structural elements be taken into consideration, but also that it (the entity) must be considered as an open totality. In the above-mentioned work, Heidegger proposesthe concept of "cura", as the structural entirety of the being of Dasein. Of Course, he follows a very peculiar way to arrive at this understanding, but in relation to the investigation in question, it was the existential phenomenon of anguish that led him towards this conclusion.Although "cura" reveals Dasein in its structural totality, it does not represent a previous condition for the understanding of this entity in the totality of its being. After considering the matter for quite a long time, it has been found that the anticipated decision is the full expression of thetotality required. This becomes quite clear when the study on temporality reveals that that was the meaning of "cura". In this case, everything becomes clear when we understand not only why Daseinis finite in its essence - its existence is charaterized by the historical dimension, but also that the onthic-onthological organicity of this entity is seen as a opening onto being.
Subject: Filosofia
Filosofia alema Séc XX
Heidegger, Martin, 1889-1976 Ser e tempo
Filosofia moderna Séc XX
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9REJGC
Issue Date: 24-Sep-1999
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