Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arjuna Casteli Panzerapt_BR
dc.creatorRodrigo de Almeida Jorgept_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:18:49Z-
dc.date.available2019-08-09T18:18:49Z-
dc.date.issued2015-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZM2Q-
dc.description.resumoA Astronomia é uma ciência que desperta o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa. Com objetivos claros de se fazer uma introdução de temas Astronômicos na escola, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da periferia de Contagem com alunos de 16 a 20 anos do Ensino Médio, através da elaboração de uma sequência didática que trás tanto questões teóricas como atividades práticas. Hoje no Brasil, a Astronomia não tem um papel de grande relevância nos currículos escolares tão pouco junto a professores de ciências da educação básica. Essa deficiência é fruto da falta de uma formação de professores que contemple a área e por sua fragmentação e diluição em outras componentes curriculares. Durante a pesquisa, foram analisadas atividades selecionadas a partir do critério do trabalho ter sido desenvolvido com a Astronomia Diurna com a perspectiva investigativa, quando se incentiva os alunos a discutirem e participarem da construção de conhecimentos sobre o Sol e seu movimento na esfera celeste. Durante a realização das atividades, outros temas foram abordados como as estações do ano, o nascer e o pôr do Sol, a variação da direção e comprimento das sombras formadas ao longo do dia e a marcação do tempo através doa aparente passagem do Sol na abóboda celeste. As atividades tiveram rendimento satisfatório, pois através das análises verificamos que os alunos tiveram uma participação bem ativa e conseguiram fazer algumas mudanças conceituais. As atividades com caráter investigativo foram bem sucedidas levando o professor a experimentar uma nova forma de atuar e construir seu trabalho, saindo de sua zona de conforto como reprodutor de um conhecimento fechado e acabado, passando a ser um mediador na construção do conhecimento de seus alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelógio de Solpt_BR
dc.subjectEsfera celestept_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectGnomonpt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectEstações do anopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAstronomia  pt_BR
dc.subject.otherCiência pt_BR
dc.titleO Sol na esfera celeste: a astronomia diurna em uma perspectiva investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_rodrigo_jorge_final.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.