Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZP48
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Sequência investigativa com a utilização de fotografia
Autor(es): Gerusa Nogueira Rodrigues
Primeiro Orientador: Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o uso de fotografias e analisa o discurso em sala de aula a fim de promover a sensibilização ambiental nos alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo foi realizado em uma escola estadual de Carmo do Cajuru, a partir da observação e de ações educativas sobre o tema poluição da água com a participação ativa dos mesmos. Os estudantes fotografaram imagens do rio local focando suas observações no lançamento de esgotos nas bacias hidrográficas mapeadas na localidade realizaram um trabalho escrito para expor os seus resultados bem como um seminário dialógico para análise das fotografias. Após sete anos com experiência na docência em ciências e biologia busco formas diversificadas de lecionar que estimulam o educando a ter maior atenção e gosto pelo estudo. Esta pesquisa mostra o quanto é importante aliarmos o diálogo em sala de aula convicto de que a aula tradicional tem seu lugar, mas em aulas desenvolvidas a partir do ensino de ciências por investigação a atenção e interesse dos estudantes são maiores. Esta pesquisa implica sairmos da condição tradicionalista e partirmos para o campo da realidade de cada aluno através do ensino de ciências por investigação.
Abstract: This paper presents the report of an experience with the use of photographs and analyzes the speech in the classroom in order to promote environmental awareness in third year high school students. The study was conducted in a public school in Carmo do Cajuru, from observation and educational activities on the subject water pollution with the active participation. Students photographed images of the local river focusing your comments on the dumping of sewage in river basins mapped in the town held a work written to expose their results as well as a dialogical seminar to analyze the photographs. After seven years with experience in teaching in science and biology seek diverse ways of teaching that encourage the student to have more attention and taste for research study. This shows how important it is we join the dialogue in the classroom convinced that the traditional classroom has its place, but in classes built on the teaching of science research attention and interest of the students are higher. This research implies we left the traditionalist condition and left for the field of reality of each student by teaching science through research.
Assunto: Água Poluição
Poluiçao ambiental 
Fotografia
Ensino médio  
Educação ambiental  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZP48
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_gerusa_pdf.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.