Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZP48
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitaspt_BR
dc.creatorGerusa Nogueira Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:34:45Z-
dc.date.available2019-08-10T22:34:45Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZP48-
dc.description.abstractThis paper presents the report of an experience with the use of photographs and analyzes the speech in the classroom in order to promote environmental awareness in third year high school students. The study was conducted in a public school in Carmo do Cajuru, from observation and educational activities on the subject water pollution with the active participation. Students photographed images of the local river focusing your comments on the dumping of sewage in river basins mapped in the town held a work written to expose their results as well as a dialogical seminar to analyze the photographs. After seven years with experience in teaching in science and biology seek diverse ways of teaching that encourage the student to have more attention and taste for research study. This shows how important it is we join the dialogue in the classroom convinced that the traditional classroom has its place, but in classes built on the teaching of science research attention and interest of the students are higher. This research implies we left the traditionalist condition and left for the field of reality of each student by teaching science through research.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato de uma experiência com o uso de fotografias e analisa o discurso em sala de aula a fim de promover a sensibilização ambiental nos alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo foi realizado em uma escola estadual de Carmo do Cajuru, a partir da observação e de ações educativas sobre o tema poluição da água com a participação ativa dos mesmos. Os estudantes fotografaram imagens do rio local focando suas observações no lançamento de esgotos nas bacias hidrográficas mapeadas na localidade realizaram um trabalho escrito para expor os seus resultados bem como um seminário dialógico para análise das fotografias. Após sete anos com experiência na docência em ciências e biologia busco formas diversificadas de lecionar que estimulam o educando a ter maior atenção e gosto pelo estudo. Esta pesquisa mostra o quanto é importante aliarmos o diálogo em sala de aula convicto de que a aula tradicional tem seu lugar, mas em aulas desenvolvidas a partir do ensino de ciências por investigação a atenção e interesse dos estudantes são maiores. Esta pesquisa implica sairmos da condição tradicionalista e partirmos para o campo da realidade de cada aluno através do ensino de ciências por investigação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino dialógicopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subject.otherÁgua Poluiçãopt_BR
dc.subject.otherPoluiçao ambiental pt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherEnsino médio  pt_BR
dc.subject.otherEducação ambiental  pt_BR
dc.titleSequência investigativa com a utilização de fotografiapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_gerusa_pdf.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.