Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3
Tipo: Monografias de Especialização
Título: De Mendel aos testes de paternidade: ensinando genética e biologia molecular numa perspectiva investigativa
Autor(es): Ana Paula Pereira Neves
Primeiro Orientador: Alexandre Benvindo de Souza
Resumo: O teste de paternidade tornou-se um produto da ciência de consumo popular, mas os alunos apresentam dificuldades em estabelecer relações entre conceitos científicos básicos como ácidos nucleicos, cromossomos, genes, divisão celular e hereditariedade aplicada aos testes de paternidade, ou seja, conhecem o produto, mas não compreendem o conjunto de conceitos científicos atrelados ao processo. Essa realidade sugere a inserção de estratégias didáticas diferenciadas em sala de aula. Nesse sentido, foi elaborada e aplicada uma situação-problema (SP), relacionada à biologia molecular aplicada ao uso do exame de DNA em teste de identificação da paternidade, aos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Sete Lagoas MG. Para responder à SP foi realizado um experimento com caráter investigativo que consiste na simulação de um teste de paternidade. A avaliação da aprendizagem foi processual e contínua e os alunos foram estimulados pelo regente a exporem os seus conhecimentos prévios e participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Ao final da atividade os alunos foram capazes perceber a relação dos conceitos científicos sobre genética e biologia molecular aplicado aos testes de paternidade e participaram de forma satisfatória no processo de resolução da SP. Conclui-se que a atividade investigativa envolvendo o assunto teste de paternidade pode ser estrategicamente aplicada como um eixo integrador de temas que envolvem biologia molecular, genética, tecnologia e sociedade.
Assunto: Biologia Estudo e ensino 
Paternidade Investigação
Aprendizagem experimental 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Genética Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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