Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3
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dc.contributor.advisor1Alexandre Benvindo de Souzapt_BR
dc.creatorAna Paula Pereira Nevespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:39:47Z-
dc.date.available2019-08-14T18:39:47Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3-
dc.description.resumoO teste de paternidade tornou-se um produto da ciência de consumo popular, mas os alunos apresentam dificuldades em estabelecer relações entre conceitos científicos básicos como ácidos nucleicos, cromossomos, genes, divisão celular e hereditariedade aplicada aos testes de paternidade, ou seja, conhecem o produto, mas não compreendem o conjunto de conceitos científicos atrelados ao processo. Essa realidade sugere a inserção de estratégias didáticas diferenciadas em sala de aula. Nesse sentido, foi elaborada e aplicada uma situação-problema (SP), relacionada à biologia molecular aplicada ao uso do exame de DNA em teste de identificação da paternidade, aos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Sete Lagoas MG. Para responder à SP foi realizado um experimento com caráter investigativo que consiste na simulação de um teste de paternidade. A avaliação da aprendizagem foi processual e contínua e os alunos foram estimulados pelo regente a exporem os seus conhecimentos prévios e participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Ao final da atividade os alunos foram capazes perceber a relação dos conceitos científicos sobre genética e biologia molecular aplicado aos testes de paternidade e participaram de forma satisfatória no processo de resolução da SP. Conclui-se que a atividade investigativa envolvendo o assunto teste de paternidade pode ser estrategicamente aplicada como um eixo integrador de temas que envolvem biologia molecular, genética, tecnologia e sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.subjectTeste de paternidadept_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subject.otherBiologia Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherPaternidade Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimental pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherGenética Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDe Mendel aos testes de paternidade: ensinando genética e biologia molecular numa perspectiva investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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