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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Alexandre Benvindo de Souza | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula Pereira Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:39:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZPH3 | - |
dc.description.resumo | O teste de paternidade tornou-se um produto da ciência de consumo popular, mas os alunos apresentam dificuldades em estabelecer relações entre conceitos científicos básicos como ácidos nucleicos, cromossomos, genes, divisão celular e hereditariedade aplicada aos testes de paternidade, ou seja, conhecem o produto, mas não compreendem o conjunto de conceitos científicos atrelados ao processo. Essa realidade sugere a inserção de estratégias didáticas diferenciadas em sala de aula. Nesse sentido, foi elaborada e aplicada uma situação-problema (SP), relacionada à biologia molecular aplicada ao uso do exame de DNA em teste de identificação da paternidade, aos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Sete Lagoas MG. Para responder à SP foi realizado um experimento com caráter investigativo que consiste na simulação de um teste de paternidade. A avaliação da aprendizagem foi processual e contínua e os alunos foram estimulados pelo regente a exporem os seus conhecimentos prévios e participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. Ao final da atividade os alunos foram capazes perceber a relação dos conceitos científicos sobre genética e biologia molecular aplicado aos testes de paternidade e participaram de forma satisfatória no processo de resolução da SP. Conclui-se que a atividade investigativa envolvendo o assunto teste de paternidade pode ser estrategicamente aplicada como um eixo integrador de temas que envolvem biologia molecular, genética, tecnologia e sociedade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia molecular | pt_BR |
dc.subject | Investigação científica | pt_BR |
dc.subject | Teste de paternidade | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Paternidade Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Genética Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | De Mendel aos testes de paternidade: ensinando genética e biologia molecular numa perspectiva investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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