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Type: Monografias de Especialização
Title: Abordagem ciência, tecnologia e sociedade em sala de aula: vacinas gênicas
Authors: Kelen Cristina Lopes Martins
First Advisor: Fernanda Silva Torres
Abstract: A abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no ensino de Ciências e Biologia, tem se mostrado um caminho a ser percorrido pelos professores pois permite uma participação ativa dos estudantes e contribui para sua formação cidadã. Nessa abordagem o educando tem a oportunidade de atuar, de forma crítica e reflexiva, na tomada de decisões que atingem o meio em que vive. Além disso, ele desenvolve a habilidade de discussão, autonomia intelectual e o pensamento crítico. Porém, o ensino atual ainda é muito voltado para o conteudismo que, às vezes, impede a realização de aulas discursivas de cunho científico e tecnológico. Nesse contexto, esse trabalho, estudou o tema vacinas gênicas utilizando-se de uma abordagem CTS, buscando maiores participação e interesse, discussão e construção da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com alunos do 3°ano do ensino médio de uma escola pública. Os estudantes foram divididos em 5 grupos e, inicialmente, um questionário foi aplicado para analisar o conhecimento prévio sobre as vacinas. Nesse momento, observou que os alunos possuíam conhecimento escasso sobre o tema. Após, foi desenvolvida uma aula discursiva, na qual os alunos puderam expor suas ideias e posicionamentos frente o assunto e esses se mostraram interessados. Na última etapa os grupos elaboraram mapas conceituais relacionando todo o aprendizado. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a estratégia CTS é necessária no ensino de biologia, pois permite uma alfabetização científica, na qual o educando deixa de ser um simples sujeito passivo e se torna o principal autor de sua aprendizagem.
Abstract: Science, technology and society (STS) approaches in science and biology teaching, has been a way followed by some teachers because it allows active participation of students and contribute to their civic education. In this approach, the student has the opportunity to act in a critical and reflective mode when making decisions that affect the environment they live. Moreover, students develop the ability to discuss, intellectual autonomy and critical thinking. However, the current teaching is marked by an excess content that sometimes prevents the achievement discursive lessons of scientific and technological nature. In this context, this work studied DNA vaccines motif. The research was performed by using a STS approach aiming higher participation and interest, discussion and construction of learning. It was conducted with high school students (3rd year) in a public school. Students were divided into 5 groups and, initially, a questionnaire was used to assayed prior knowledge about vaccines. In this moment, it was observed that students had scarce knowledge on the subject. After, we developed a discursive lesson, where students could expose their ideas and positions about the subject, showing interest. In the last step, groups made concept maps connecting all learning. From this results obtained in this work, it was observed that the STS strategy is needed in biology teaching because it allows a scientific literacy, in which the student leave to be a single bloke and becomes the main author of their leaning.
Subject: Tecnologia educacional 
Ciência  
Vacinas  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WBPTQ
Issue Date: 6-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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