Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WBRJQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Ines de Toledo | pt_BR |
dc.creator | Danielly Mesquita Figueiredo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:40:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T13:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WBRJQ | - |
dc.description.resumo | Objetivou-se com essa pesquisa desenvolver um projeto de caráter investigativo, nas aulas de Ciências com alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da Escola Estadual do Bairro Jardim do Ipê, no município de Governador Valadares (MG). Acerca da importância da educação nutricional na vida dos adolescentes, promoveu-se o estímulo a bons hábitos alimentares por meio do ensino por investigação. A relevância desse trabalho justifica-se pela busca constante de capacitação profissional na área de Ciências, e também pela necessidade de reflexão a respeito do processo de ensino-aprendizagem que venham de encontro à melhoria na qualidade do ensino. Para tanto, a metodologia envolveu 89 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, separados por gênero (masculino e feminino), pesados durante três meses consecutivos, tendo seu índice de massa corpórea (IMC) calculados a cada mês para análise. Os alunos construíram cartilhas educativas acerca do tema estudado e também calcularam e acompanharam as alterações de seu próprio IMC mensalmente. Pelos resultados, verificou-se que em um total de 89 alunos participantes da pesquisa, 56,2% dos alunos tivessem diminuído seu índice de massa corpórea (IMC), sendo este um fator de qualidade de vida em contrapartida aos diversos aspectos patológicos que estão atualmente agregados a perfil de obesidade. Ainda assim, cabe ressaltar que a educação nutricional deve ser um trabalho constante na vida dos adolescentes. Além disso, as atividades educativas promotoras da saúde na escola tendem a oportunizar que toda comunidade escolar tenha mais acesso à informação e assim maiores perspectivas ao fazer escolhas alimentares favoráveis ao bem estar e qualidade de vida. Conclui-se que a atividade investigativa proposta levou o aluno a participar com maior intimidade do processo de ensino-aprendizagem ao calcular o IMC e discutir suas causas e efeitos, fazendo-o sair de uma postura passiva e agir a respeito do objeto de estudo, refletindo a respeito dos resultados encontrados e sua interação com a ciência, tecnologia e sociedade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação nutricional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.other | Alimentacao Nutrição | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Nutrição | pt_BR |
dc.title | A relevância de se estudar nutrição numa perspectiva investigativa com alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_revisada_danielly_1_orientadora_maria_inez_toledo.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.