Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WEJDF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.creatorSilvia Samara Barbosa Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T17:06:39Z-
dc.date.available2019-08-12T17:06:39Z-
dc.date.issued2015-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WEJDF-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa de campo de análise qualitativa e reflexiva. Ele diz respeito à interferência e contribuição do ensino de investigação no desenvolvimento da potencialidade dos alunos de altas habilidades, atendidos no Centro de Referência em Educação Inclusiva Zilda Arns CRAEDI, o qual implementa o programa do desenvolvimento da capacidade e do talento. Para conhecer e analisar esse universo, foram utilizadas três categorias: análise critica dos professores do ensino regular quanto à contribuição do CRAEDI no desenvolvimento do aluno de altas habilidades; opinião dos alunos, em relação à sua aprendizagem, bem como a análise da equipe pedagógica sobre a aprendizagem dos alunos. A metodologia usada é qualitativa, com base na análise dos questionários aplicados aos alunos que participam do programa de altas habilidades, no ano 2014 e, ainda, a seus professores do programa e do ensino regular da rede municipal. Os resultados indicam que o ensino ofertado parte do princípio de que é imprescindível a atuação do aluno como sujeito do ato de aprender. Desse modo, ele constrói novos significados fazendo releitura e interpretação de situações-problema, contextualizadas, alcançando, assim, os objetivos do ensino por investigação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAltas habilidadespt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherSuperdotados Educação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherCrianças superdotadas pt_BR
dc.titleO ensino aplicado, em alunos com altas habilidades /superdotação, do centro de referência e apóio á educação inclusiva Zilda Arns - CRAEDIpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdf677.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.