Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WEJDF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Francisco Angelo Coutinho | pt_BR |
dc.creator | Silvia Samara Barbosa Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T17:06:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T17:06:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WEJDF | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido com base numa pesquisa de campo de análise qualitativa e reflexiva. Ele diz respeito à interferência e contribuição do ensino de investigação no desenvolvimento da potencialidade dos alunos de altas habilidades, atendidos no Centro de Referência em Educação Inclusiva Zilda Arns CRAEDI, o qual implementa o programa do desenvolvimento da capacidade e do talento. Para conhecer e analisar esse universo, foram utilizadas três categorias: análise critica dos professores do ensino regular quanto à contribuição do CRAEDI no desenvolvimento do aluno de altas habilidades; opinião dos alunos, em relação à sua aprendizagem, bem como a análise da equipe pedagógica sobre a aprendizagem dos alunos. A metodologia usada é qualitativa, com base na análise dos questionários aplicados aos alunos que participam do programa de altas habilidades, no ano 2014 e, ainda, a seus professores do programa e do ensino regular da rede municipal. Os resultados indicam que o ensino ofertado parte do princípio de que é imprescindível a atuação do aluno como sujeito do ato de aprender. Desse modo, ele constrói novos significados fazendo releitura e interpretação de situações-problema, contextualizadas, alcançando, assim, os objetivos do ensino por investigação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Altas habilidades | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Superdotados Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças superdotadas | pt_BR |
dc.title | O ensino aplicado, em alunos com altas habilidades /superdotação, do centro de referência e apóio á educação inclusiva Zilda Arns - CRAEDI | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
espenscieninvestigacao_silviamarabarbosa_monografia.pdf | 677.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.