Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WGJ7M
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desenvolvimento de compósito sanduíche para confecção de órteses e o efeito da órtese de compósito na função manual e na ativação dos músculos do antebraço
Autor(es): Adriana Maria Valladao Novais Van Petten
primer Tutor: Antonio Ferreira Avila
Resumen: Este estudo teve como objetivo principal o desenvolvimento de um material alternativo, de alto desempenho e baixo custo, para confecção de órteses. Para tanto, foi elaborado um compósito tipo sanduíche invertido, constituído de duas camadas externas de Neopreneo ® (2,5 mm) envolvendo um núcleo laminado, composto de fibra de vidro com tecidura plana (0°/90°) e gramatura de 200 g, embebida em resina/endurecedor na proporção 75/25. Esse material foi testado em laboratório, por meio de ensaio de flexão, e em uso, por indivíduos durante a realização de tarefas específicas. Os resultados foram comparados com os observados, nas mesmas circunstâncias, em órteses feitas com resultados Ezeform®, material disponível no mercado para essa fidelidade. O compósito desenvolvido apresentou características melhores que às do termomoldável e apresentou menor deformação em uso. A órtese de imobilização do punho em extensão tem influência na força de preensão manual e no tempo gasto para realização dos testes, porém sem implicar na impossibilidade de sua execução. A órtese atingiu o objetivo de estabilização do punho e redução da ativação dos músculos extensores do antebraço, importante papel no tratamento de problemas como tendinite dos extensores do punho.
Asunto: Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WGJ7M
Fecha del documento: 27-jun-2007
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_adriana_vallad_o.pdf16.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.