Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandra Maria Glória da Silvapt_BR
dc.creatorEduardo Christian Paulino de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:20:17Z-
dc.date.available2019-08-13T21:20:17Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX-
dc.description.resumoGarantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherDiretores escolarespt_BR
dc.titleO papel do gestor escolar diante da inclusãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eduardo.pdf277.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.