Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
Type: Monografias de Especialização
Title: O papel do gestor escolar diante da inclusão
Authors: Eduardo Christian Paulino de Souza
First Advisor: Sandra Maria Glória da Silva
Abstract: Garantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).
Subject: Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
Diretores escolares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eduardo.pdf277.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.