Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os empecilhos à implantação do princípio da gestão democrática nas escolas estaduais de Minas Gerais
Autor(es): Erivelto Ferreira Teles
Primeiro Orientador: Beatriz Lopes Falcão
Resumo: Este trabalho parte de um problema atual os fatores que impedem a implantação do princípio da gestão democrática nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Apesar de o referido princípio estar previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e noutras legislações relativas à educação brasileira, na prática nota-se que em muitas das escolas a gestão é centralizada na pessoa do diretor, que geralmente é membro de alguma família das elites dominantes das pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Noutros casos, a ocupação deste cargo representa um projeto de poder individual. O objetivo deste trabalho é elencar os aspectos que impedem a existência de um maior envolvimento da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas escolas e apontar soluções para estes problemas. Além disso, este trabalho pretende analisar as estratégias usadas pelas elites locais para assumirem o controle da administração da Escola Estadual Caminho Suave, localizada numa pequena cidade da zona da mata mineira, por décadas o que desencadeia, concomitantemente, formas de dominação política, ideológica e social.
Assunto: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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