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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Os empecilhos à implantação do princípio da gestão democrática nas escolas estaduais de Minas Gerais |
Autor(es): | Erivelto Ferreira Teles |
Primeiro Orientador: | Beatriz Lopes Falcão |
Resumo: | Este trabalho parte de um problema atual os fatores que impedem a implantação do princípio da gestão democrática nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Apesar de o referido princípio estar previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e noutras legislações relativas à educação brasileira, na prática nota-se que em muitas das escolas a gestão é centralizada na pessoa do diretor, que geralmente é membro de alguma família das elites dominantes das pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Noutros casos, a ocupação deste cargo representa um projeto de poder individual. O objetivo deste trabalho é elencar os aspectos que impedem a existência de um maior envolvimento da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas escolas e apontar soluções para estes problemas. Além disso, este trabalho pretende analisar as estratégias usadas pelas elites locais para assumirem o controle da administração da Escola Estadual Caminho Suave, localizada numa pequena cidade da zona da mata mineira, por décadas o que desencadeia, concomitantemente, formas de dominação política, ideológica e social. |
Assunto: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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