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Type: Monografias de Especialização
Title: Os empecilhos à implantação do princípio da gestão democrática nas escolas estaduais de Minas Gerais
Authors: Erivelto Ferreira Teles
First Advisor: Beatriz Lopes Falcão
Abstract: Este trabalho parte de um problema atual os fatores que impedem a implantação do princípio da gestão democrática nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Apesar de o referido princípio estar previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e noutras legislações relativas à educação brasileira, na prática nota-se que em muitas das escolas a gestão é centralizada na pessoa do diretor, que geralmente é membro de alguma família das elites dominantes das pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Noutros casos, a ocupação deste cargo representa um projeto de poder individual. O objetivo deste trabalho é elencar os aspectos que impedem a existência de um maior envolvimento da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão nas escolas e apontar soluções para estes problemas. Além disso, este trabalho pretende analisar as estratégias usadas pelas elites locais para assumirem o controle da administração da Escola Estadual Caminho Suave, localizada numa pequena cidade da zona da mata mineira, por décadas o que desencadeia, concomitantemente, formas de dominação política, ideológica e social.
Subject: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGLU
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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