Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
Authors: | Claudia Regina Rago Gonçalves |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando. |
Subject: | Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35 |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf | 553.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.