Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
Type: Monografias de Especialização
Title: A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
Authors: Claudia Regina Rago Gonçalves
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando.
Subject: Planejamento educacional
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf553.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.