Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Joyce Rodrigues Silva Goncalvespt_BR
dc.creatorErivelton Giovani Ramospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T12:50:13Z-
dc.date.available2019-08-13T12:50:13Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A-
dc.description.resumoEste trabalho busca subsídios teóricos e práticos para uma melhor organização do Grêmio Estudantil da E. E. José Bonifácio, Poço Fundo, MG. A pesquisa toma como parâmetro bibliografias referentes à construção de uma Gestão Democrática, o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e também na experiência da reformulação do Grêmio Estudantil ocorrido no último bimestre do ano letivo de 2014. O resultado da pesquisa demonstrou que o processo de criação do grêmio estudantil na escola, desde a campanha até a eleição, foi feita de forma apressada, contribuindo para o esvaziamento do propósito inicial que era ampliar a participação estudantil e reforçar valores como cidadania, emponderamento e democracia. Faltaram diálogos e preparo dos estudantes, bem como o apoio necessário por parte de equipe gestora e educadores para aprimorar tais conhecimentos. Esta pesquisa também concluiu que o meio mais rápido e eficaz de enfrentar este problema é iniciar o novo ano, reunindo os estudantes eleitos para representar a diretoria gremista e discutir com eles um planejamento que os qualifique melhor para empenhar tão importante papel na sua escola. Será necessário dotá-los de informações e requisitos para construírem um grupo que seja capaz de mudar a realidade da escola. Por fim foram sugeridas práticas democráticas necessárias e sugestões de atividades, tomando sempre a precaução de não ferir a autonomia do Grêmio Estudantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrêmio Estudantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherParticipação estudantil na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleGrêmio estudantil: implementação de um modelo de gestão participativa em escola de nível fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
erivelton.pdf349.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.