Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula da Silva Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Joyce Rodrigues Silva Goncalves | pt_BR |
dc.creator | Erivelton Giovani Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T12:50:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T12:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9A | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca subsídios teóricos e práticos para uma melhor organização do Grêmio Estudantil da E. E. José Bonifácio, Poço Fundo, MG. A pesquisa toma como parâmetro bibliografias referentes à construção de uma Gestão Democrática, o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e também na experiência da reformulação do Grêmio Estudantil ocorrido no último bimestre do ano letivo de 2014. O resultado da pesquisa demonstrou que o processo de criação do grêmio estudantil na escola, desde a campanha até a eleição, foi feita de forma apressada, contribuindo para o esvaziamento do propósito inicial que era ampliar a participação estudantil e reforçar valores como cidadania, emponderamento e democracia. Faltaram diálogos e preparo dos estudantes, bem como o apoio necessário por parte de equipe gestora e educadores para aprimorar tais conhecimentos. Esta pesquisa também concluiu que o meio mais rápido e eficaz de enfrentar este problema é iniciar o novo ano, reunindo os estudantes eleitos para representar a diretoria gremista e discutir com eles um planejamento que os qualifique melhor para empenhar tão importante papel na sua escola. Será necessário dotá-los de informações e requisitos para construírem um grupo que seja capaz de mudar a realidade da escola. Por fim foram sugeridas práticas democráticas necessárias e sugestões de atividades, tomando sempre a precaução de não ferir a autonomia do Grêmio Estudantil. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Grêmio Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Participação estudantil na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Grêmio estudantil: implementação de um modelo de gestão participativa em escola de nível fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
erivelton.pdf | 349.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.