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dc.contributor.advisor1Paulo Roberto Cetlinpt_BR
dc.contributor.referee1Haroldo Béria Campospt_BR
dc.contributor.referee2Alisson Duarte da Silvapt_BR
dc.creatorRodrigo Cruz Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:52:10Z-
dc.date.available2019-08-12T22:52:10Z-
dc.date.issued2015-02-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WUHJR-
dc.description.abstractNowadays, the automotive industry has a concern for the environment (CO2 emissions) and vehicular safety. The situation has led to many studies in the area, whose objective is to develop new high strength materials that would allow a reduction in the vehicle weight and thus also in fuel consumption, simultaneously with increased safety. This work aimed to study the influence of three different high-strength steels, specifically the Dual Phase of 1000 MPa strength class, where the chemical composition and processing during annealing were modified, in the result of the hole expansion test. Three different DP steel coils were sampled, which were analyzed concerning their mechanical properties, microstructures and the hole expansion ratio. From the results it was possible to analyze the influence of microstructure on the result of the ratio of the hole expansion and its mechanical properties.pt_BR
dc.description.resumoNa indústria automotiva existe, atualmente, uma preocupação com o meio ambiente (emissão de CO2) e segurança veicular. Para atender esta preocupação existem diversos estudos na área da siderurgia visando obter novos produtos com alta resistência para reduzir o peso do carro, gerando uma diminuição do consumo de combustível, e simultaneamente aumentar a segurança do carro. Este trabalho teve por objetivo estudar a influência de três diferentes aços de alta resistência, especificamente o Dual Phase da classe 1000MPa de resistência, onde foram modificados a composição química e processamento durante recozimento, no resultado do teste de expansão de furo. Foram amostradas três bobinas diferentes do aço DP, onde foram analisadas as propriedades mecânicas, microestruturas e a razão de expansão de furo. A partir dos resultados encontrados foi possível analisar a influência da microestrutura no resultado da razão de expansão de furo e suas propriedades mecânicas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpansão de Furopt_BR
dc.subjectDual Phasept_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectPropriedade Mecânicapt_BR
dc.subject.otherEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.titleA expansão de furos de aços dual phase da classe 1000 MPa processados em diferentes condiçõespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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