Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURUX
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Gestão democrática como instrumento de apoio pedagógico ao ensino de qualidade nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Marisete Cristina de Melo Brandão |
primer Tutor: | Micheli Virginia de Andrade Feital |
Resumen: | O presente trabalho aborda uma análise de uma escola de Carandaí, Minas Gerais. Tem como objetivo geral conhecer a influência do modelo de gestão adotado pela Escola Municipal Bias Fortes no processo de ensinoaprendizagem. Como usar a gestão democrática como apoio pedagógico nos anos iniciais do ensino? Para tanto, utilizou-se das teorias acerca da administração geral e de modelos de gestão escolar como referência, e de um estudo de como vem sendo a gestão atual através de entrevistas e observação como forma de método de pesquisa. A partir dos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir que apesar de a instituição estudada adotar o modelo democrático de gestão, alguns pontos apresentam falhas. Isto pode ser constatado avaliando-se itens como comunicação entre gestão, especialistas e professor, escola, pais e comunidade. A participação não efetiva da família na vida escolar de seus filhos, a importância da alfabetização e do letramento na idade certa, ou seja, nos anos iniciais do ensino fundamental. O desempenho dos especialistas e professores para melhorar a qualidade do ensino que é avaliado sistematicamente pelo sistema de avaliação, necessitando ser revista a temática de instrumento de apoio para adquirir uma educação de qualidade nesta escola, Dessa forma, fica evidente a adoção do modelo democrático, que deve ser ajustado, devendo a figura do gestor escolar deixar de ser responsável pela maior parte dos processos de tomada de decisão dentro da instituição, possibilitando aos educandos a aquisição dos saberes historicamente acumulados pela humanidade, oferecendo condições de socialização além da escola, se tornando verdadeiros cidadãos. |
Asunto: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURUX |
Fecha del documento: | 21-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_de_especializa__o_marisete_cristina_de_melo_brand_o.pdf | 326.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.