Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURUX
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Gestão democrática como instrumento de apoio pedagógico ao ensino de qualidade nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Marisete Cristina de Melo Brandão
Primeiro Orientador: Micheli Virginia de Andrade Feital
Resumo: O presente trabalho aborda uma análise de uma escola de Carandaí, Minas Gerais. Tem como objetivo geral conhecer a influência do modelo de gestão adotado pela Escola Municipal Bias Fortes no processo de ensinoaprendizagem. Como usar a gestão democrática como apoio pedagógico nos anos iniciais do ensino? Para tanto, utilizou-se das teorias acerca da administração geral e de modelos de gestão escolar como referência, e de um estudo de como vem sendo a gestão atual através de entrevistas e observação como forma de método de pesquisa. A partir dos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir que apesar de a instituição estudada adotar o modelo democrático de gestão, alguns pontos apresentam falhas. Isto pode ser constatado avaliando-se itens como comunicação entre gestão, especialistas e professor, escola, pais e comunidade. A participação não efetiva da família na vida escolar de seus filhos, a importância da alfabetização e do letramento na idade certa, ou seja, nos anos iniciais do ensino fundamental. O desempenho dos especialistas e professores para melhorar a qualidade do ensino que é avaliado sistematicamente pelo sistema de avaliação, necessitando ser revista a temática de instrumento de apoio para adquirir uma educação de qualidade nesta escola, Dessa forma, fica evidente a adoção do modelo democrático, que deve ser ajustado, devendo a figura do gestor escolar deixar de ser responsável pela maior parte dos processos de tomada de decisão dentro da instituição, possibilitando aos educandos a aquisição dos saberes historicamente acumulados pela humanidade, oferecendo condições de socialização além da escola, se tornando verdadeiros cidadãos.
Assunto: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURUX
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_de_especializa__o_marisete_cristina_de_melo_brand_o.pdf326.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.