Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWPSZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Indisciplina: um desafio que exige novas ações
Authors: Núbia Marques Salvador Cunha
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Síria Thébit em relação ao tema Indisciplina um desafio que requer novas ações. O objetivo geral é levantar estratégias que estimulem a corpo docente a refletir e buscar a implementação de uma prática pedagógica envolvente e significativa que favoreça ainda mais, o desenvolvimento psico-sócio-cognitivo dos alunos, diminuindo a indisciplina em sala de aula. Como objetivos específicos pretende criar momentos que propiciem reflexões sobre situações de conflitos em sala de aula e promover a ampliação do conhecimento teórico que o corpo docente tem sobre o tema. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final percebe-se a necessidade de se estabelecer novas relações dentro da escola, revendo papéis e a função de cada sujeito dentro do processo de ensino e aprendizagem, permitindo que um enxergue o outro como co-participantes do processo, atuando em conjunto, sem a ânsia de culpabilizar quem quer que seja.
Subject: Psicologia escolar
Escolas Organização e administração
Disciplina escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWPSZ
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_nubiamarquessalvadorcunha.turma5.pdf462.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.