Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWQ7B
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação de aprendizagem: uma perspectiva democrática
Autor(es): Nivea Cristina de Araújo Viana
Primeiro Orientador: Micheli Virginia de Andrade Feital
Resumo: Este artigo busca descrever e caracterizar os aspectos relacionados à avaliação numa perspectiva democrática e suas implicações no processo de aprendizagem. Reflete sobre as formas de avaliar vinculadas à prática docente, na tentativa de otimizar este processo avaliativo em prol da aprendizagem do aluno. Procura ainda, conceituar o que é avaliação e os tipos de avaliação existentes, abordando a necessidade de se estabelecer critérios de avaliação, além de evidenciar aspectos característicos da avaliação que ocorre na Escola Estadual CESEC do Município de Capelinha, MG. Por fim, apresenta um paralelo entre a escola que temos e a que queremos, demonstrando a necessidade de uma reflexão e discussão coletivas, fomentadas pelo Projeto Político Pedagógico, no intuito de transformar a avaliação de forma a garantir o desenvolvimento global do educando, promovendo assim uma cultura avaliativa com vistas à inclusão e ao sucesso da aprendizagem.
Assunto: Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Alunos Avaliação
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWQ7B
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

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