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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXPWA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Maria Aparecida Boaventura de Deus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:03:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXPWA | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração e estruturação do Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública municipal, analisando os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa de sua elaboração. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece no inciso I do artigo 12 que as instituições de ensino elaborem coletiva e de forma democrática sua proposta pedagógica. O PPP é relevante porque direciona os princípios e normas da ação pedagógica, mesmo com muito empenho o mesmo ainda não se tornou um instrumento na prática do cotidiano escolar. Esta análise foi fundamentada por meio de pesquisas bibliográficas e estudo do PPP da Escola Estadual João de Barro. Destaca-se que nesta instituição foram encontrados vários desafios na execução do seu PPP. Muito se questiona quais são os empecilhos que uma instituição enfrenta para que o PPP possa ser construído coletivamente e vivenciado. É necessário avaliar os motivos pelos quais a comunidade escolar não participa ativamente na elaboração do mesmo. Será que um dos motivos seria uma relação antidemocrática dos gestores com os demais segmentos? Será que a realidade social dos educandos também pode estar interferindo nesta não participação? Enfatiza-se que o Projeto Político Pedagógico deve ser o ponto norteador de todas as atividades da escola. Nesta perspectiva, sua elaboração e adaptação se fazem flexível, sendo condição para consolidação da identidade da instituição. É o fio condutor de todas as ações, buscando a autonomia da escola, a fim de transformá-la num espaço que garanta a construção do conhecimento, a valorização do ser humano e a preparação básica do aluno para o exercício pleno da cidadania. Desde que, as soluções propostas e os caminhos apontados como mais eficientes sejam oriundos da participação, da ação-reflexão e da interação de toda comunidade escolar. De forma que o PPP seja avaliado periodicamente, garantindo que toda a comunidade escolar conheça os objetivos da escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação da comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: compromisso coletivo e participativo na construção do Projeto Político Pedagógico - PPP | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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