Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRL2
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A relação família escola e seus reflexos no desenvolvimento infantil
Autor(es): Lucineia Aparecida Medeiros dos Santos
Primeiro Orientador: Denise França Stehling
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Maria dos Anjos com o tema A relação família escola e seus reflexos no desenvolvimento infantil, sendo elaborado através de leitura em livros acadêmicos, sites científicos e artigos e confrontados com a prática vivenciada pela equipe de profissionais da instituição. A abordagem do tema recorreu-se a pesquisa bibliográfica na qual se teve embasamento teórico relacionado a alguns conceitos como família, escola, desenvolvimento e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é analisar numa perspectiva da gestão democrática, como as relações família e escola propiciam maior desenvolvimento ao aluno e quais mecanismos propiciam aproximação da família na escola. Especificamente também, pretende-se identificar ações ofertadas pela escola que atraem a participação das famílias. Ao final, esse estudo aponta a necessidade de resgatar as famílias dos alunos para a escola, apresentando sugestões nesse difícil trabalho de conscientizar os pais dos alunos para a importância de participar das atividades de parceria com a escola, para um melhor acompanhamento no desenvolvimento cognitivo, melhora na autoestima e socialização das crianças.
Assunto: Educação Participação dos pais
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
Lar e escola
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRL2
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucineiaaparecidamedeirosdossantos.turma5.pdf606.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.