Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A construção de explicações por estudantes a partir do uso de um material didático temático baseado em pressupostos CTS e no ensino por investigação
Autor(es): Isabela Simone Silva Lelis
Primeiro Orientador: Ana Luiza de Quadros
Resumo: A utilização das tendências contemporâneas de ensino em aulas de Química têm se mostrado importante no processo de construção de significados. No entanto, a apropriação dessas tendências por professores tem sido um desafio. Nesse contexto, foi produzido e utilizado um material didático no qual algumas dessas tendências estão implícitas, principalmente o ensino por temas, o discurso dialógico e atividades investigativas. O presente trabalho analisa a construção de explicações de estudantes que utilizaram esse material didático. Assim sendo, este trabalho avalia qual a contribuição do material didático no aprendizado dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvido um questionário com cinco perguntas sobre assuntos do cotidiano dos estudantes, que deveriam ser respondidas utilizando os conceitos abordados no material didático. Percebemos que a construção de explicações foi favorecida quando as explicações científicas trabalhadas em sala de aula têm relação com o contexto do estudante e, portanto, a utilização de um material didático temático se mostra um importante recurso de apoio à prática docente.
Assunto: Química  Estudo e ensino
Material didático
Ensino médio
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_enci_isabela_simone_silva_lelis.pdf379.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.