Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Luiza de Quadrospt_BR
dc.creatorIsabela Simone Silva Lelispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:27:11Z-
dc.date.available2019-08-10T18:27:11Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WYFHY-
dc.description.resumoA utilização das tendências contemporâneas de ensino em aulas de Química têm se mostrado importante no processo de construção de significados. No entanto, a apropriação dessas tendências por professores tem sido um desafio. Nesse contexto, foi produzido e utilizado um material didático no qual algumas dessas tendências estão implícitas, principalmente o ensino por temas, o discurso dialógico e atividades investigativas. O presente trabalho analisa a construção de explicações de estudantes que utilizaram esse material didático. Assim sendo, este trabalho avalia qual a contribuição do material didático no aprendizado dos estudantes. Para tanto, foi desenvolvido um questionário com cinco perguntas sobre assuntos do cotidiano dos estudantes, que deveriam ser respondidas utilizando os conceitos abordados no material didático. Percebemos que a construção de explicações foi favorecida quando as explicações científicas trabalhadas em sala de aula têm relação com o contexto do estudante e, portanto, a utilização de um material didático temático se mostra um importante recurso de apoio à prática docente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleA construção de explicações por estudantes a partir do uso de um material didático temático baseado em pressupostos CTS e no ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_enci_isabela_simone_silva_lelis.pdf379.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.