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dc.contributor.advisor1Maria Angelica Araujo Ribeiropt_BR
dc.creatorMárcia Antônia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:59:01Z-
dc.date.available2019-08-10T12:59:01Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4QXG-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo abordar no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Padre Camargos o tema Educação inclusiva e criar espaço para a discussão do assunto, bem como elaborar propostas capazes de levar a escola, na prática, a se tornar um ambiente acolhedor para os alunos de inclusão. A educação inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. A escolha do tema, embora pareça paradoxal, visa à busca de uma escola igualitária nas diferenças, que trata de forma equânime os desiguais. Uma escola que busca conhecer seus alunos, suas dificuldades e visa à promoção de um tratamento justo, que através da diferença que cada um apresenta consiga se formar cidadãos desprovidos de preconceito, mais tolerantes e capazes de lidar com a diversidade. Para que isso ocorra se faz necessária uma visão sem preconceitos, que respeita as diferenças sem inferiorizar, sem o olhar de pena. Através de uma gestão democrática capaz de gerar uma força motriz em torno do corpo docente, comunidade, alunos e demais integrantes é possível criar na escola espaço para que a inclusão adquira uma nova roupagem, ou seja, uma visão que não seja acompanhada de incomodo, desconforto ou de mais trabalho para a escola que já é sobrecarregada. Se a inclusão for vista sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos, com certeza a escola conseguirá adotar um novo olhar para aqueles que já apresentam dificuldades. Através do Projeto Político Pedagógico o gestor poderá mobilizar o corpo docente, coordenadores pedagógicos, conselho escolar e outros segmentos da escola para a discussão do assunto, e através de parceria ter um ponto de partida para tornar a escola um espaço verdadeiramente inclusivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectRespeito às diferençaspt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.subject.otherDireitos humanospt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.titleUma escola igualitária nas diferençaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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