Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação especial no ensino regular: inclusão e desenvolvimento do aluno com deficiência
Authors: Urlécia Maria de Magalhães Leite Souza
First Advisor: Aline Gabriele Pereira
Abstract: A pesquisa a seguir foi realizada com base na análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Limoeiro, no qual foi detectada a necessidade de aprofundamento em estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que passavam quase despercebidos pelos profissionais da escola. Com base no estudo das leis que tratam do tema, foi possível identificar a evolução das mesmas no que se refere ao suporte dos alunos deficientes, mas também identificar o fato de que a legislação apenas não é capaz de mobilizar e organizar o espaço escolar, e que ela resulta muitas vezes na simples inserção do aluno deficiente na escola, sem que algum trabalho seja feito para que ele desenvolva suas capacidades. Com base no estudo de obas que tratam sobre inclusão e educação especial, foi possível perceber que apenas a inserção do aluno deficiente no ambiente escolar do ensino regular não promove, por si só, a inclusão, e que em função de suas necessidades especiais, esses alunos necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que sua inclusão no ensino regular não comprometa seu desenvolvimento físico e cognitivo, com o objetivo principal da promoção de sua autonomia.
Subject: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X4RGA
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_urlecia_maria_de_magalhaes_leite_souza_t14.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.