Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCJBK
Type: Tese de Doutorado
Title: Leituras de professores de pedagogia de instituições particulares de ensino superior em Belo Horizonte e algumas implicações nas suas práticas docentes
Authors: Elaine Maria da Cunha Morais
First Advisor: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
First Referee: Hercules Toledo Correa
Second Referee: Maria Zelia Versiani Machado
Third Referee: Maria Lucia Castanheira
metadata.dc.contributor.referee4: Cristina Maria Rosa
Abstract: Buscando aproximar-se do universo cultural constituído pelas leituras de professores de Pedagogia da rede privada de ensino de Belo Horizonte, em suas trajetórias de formação como leitores e em sua ação cotidiana como docentes, este estudo tenta analisar características pessoais e sociais dessas leituras, e ainda verificar a forma de sua socialização com os alunos. Assim, a finalidade deste estudo foi obter uma maior proximidade científica com relação à formação e ação dos formadores de novos professores das séries iniciais advindos da rede particular e que constituem um grupo majoritário na Capital, se comparados aos egressos de instituições públicas. Tentou-se, por isso, contextualizar as práticas de leitura num sentido mais amplo do ponto de vista social. Para dar consistência às discussões propostas, foram tomado como base o horizonte de interesse da história cultural, segundo os trabalhos desenvolvidos por Roger Chartier, e a perspectiva sociológica da leitura, de acordo com os estudos de Bernard Lahire e de Pierre Bourdieu. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-se o exame das práticas de leitura, dos discursos e das representações dos professores, inscritos no viés das pesquisas sociológicas mais recentes sobre leitura, que consideram fundamentais os aspectos quantitativos, assim como os aspectos qualitativos. Tentou-se também uma abordagem antropológica que permite um olhar diferenciado para os sujeitos, sua história e os contextos nos quais estão inseridos, possibilitando a análise da heterogeneidade e das diversidades socioculturais. Para tanto, foram utilizadas substancialmente, como instrumentos de pesquisa, entrevistas semiestruturadas com os docentes. Posteriormente, essa visão foi ampliada pela observação direta da sala de aula, as anotações de campo, a aplicação de um questionário aos alunos das turmas observadas e a análise do plano de ensino de algumas disciplinas. A partir de uma seleção preliminar da grande massa de dados disponíveis, o primeiro capítulo da tese descreve o percurso teórico-metodológico adotado para a realização desta pesquisa. O segundo capítulo caracteriza sociologicamente o grupo pesquisado, evidenciando os indicadores sociodemográficos, educacionais, econômicos, sociais, culturais, ocupacionais e de trajetória profissional. Ainda foi analisado o letramento desses professores, tanto o acadêmico quanto o literário, considerando a relação com os gêneros textuais e os hábitos e formas de leitura. No terceiro capítulo, são apresentados os fragmentos de memória de práticas de leitura dos professores, envolvendo a formação de leitores na infância, as interferências da família e da escola nessa formação, o período de vida em que leram mais e as leituras mais marcantes. O quarto capítulo discute o perfil dos alunos do curso de Pedagogia, mostrando a realidade conflituosa da leitura no meio universitário atual. No quinto capítulo, são analisados os eventos e as práticas de letramento que acontecem nas salas de aula, destacando-se as falas dos professores sobre a interferência das suas leituras no seu trabalho docente; as retomadas das leituras indicadas para os alunos nos planos de ensino; as relações que eles e os alunos estabelecem com os textos nos eventos de letramento; a forma como ampliam esse universo de leitura, reportando a outras experiências leitoras vividas por eles. Ao final, são apresentadas algumas considerações, mais indagativas do que afirmativas, apontando questões a serem pesquisadas e aprofundadas.
Abstract: Seeking to approach the cultural universe of readings from Pedagogy teachers of private schools in Belo Horizonte, in the course of their training as readers and in their everyday actions as teachers, this study attempts to analyze personal and social characteristics of these readings, and also check the way of their socializing with students. Thus, the purpose of this study was to obtain greater scientific proximity related to the formation and action of trainers of new basic education teachers coming from private schools that are a majority in the capital, compared to graduates from public institutions. Therefore, was attempted to contextualize the reading practices in a broader sense the social point of view. To give substance to the proposed discussions, was taken as a basis the horizon of interest of cultural history, according to the work done by Roger Chartier, and the sociological perspective of reading, according to studies of Lahire Bernard and Pierre Bourdieu. Regarding methodological procedures, we conducted the examination of reading practices, discourses and representations of teachers enrolled in the most recent sociological research on reading, who consider quantitative aspects fundamental, as well as qualitative aspects bias. It was also tried an anthropological approach that allows a different look for the subject, its history and the contexts in which they are inserted, allowing the analysis of heterogeneity and socio-cultural diversities. For this purpose, we used substantially, as research tools, semi-structured interviews with teachers. Later, this view was extended by direct observation of classroom, field notes, the application of a questionnaire to students in observed classes and the analysis of the teaching of some subjects plan. From a preliminary selection from lots of data available, the first chapter of the thesis describes the theoretical and methodological approach adopted for this research. The second chapter features the group studied sociologically, showing the demographic, educational, economic, social, cultural, occupational and professional life indicators. Yet, were analyzed the of literacy these teachers, both academic and literary, considering the relationship with the textual genres and habits and ways of reading. Are presented, in the third chapter, fragments of reading practices memorys of teachers, involving the formation of readers in childhood, interference of the family and school in this training, the period of life in which more and read the most striking readings are presented in the third chapter. The fourth chapter discusses the profile of the students of Pedagogy, showing the conflicting reality of reading in the current university environment. In the fifth chapter, we analyze the events and literacy practices that take place in classrooms, highlighting the teachers' statements about the interference of their readings in their teaching; the resumption of readings for students in the syllabus; the relationships they establish with the students and the texts in literacy events; how to expand the universe of reading, reporting to other readers experiences they lived. Finally, we present some considerations, more interrogative than affirmative, pointing questions to be researched and detailed.
Subject: Leitura
Professores Aspectos sociais
Educação
Letramento
Professores universitários
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCJBK
Issue Date: 30-Jul-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_elaine___conclu_da.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.