Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XTK3W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensinando crianças autistas a requisitar: avaliação da aquisição e generalização de comunicação mediada por figuras com uso do PECS
Autor(es): Juliana Campos de Jesus
Primeiro Orientador: Thais Porlan de Oliveira
Primeiro membro da banca : Miguel Mahfoud
Segundo membro da banca: Edson Massayuki Huziwara
Terceiro membro da banca: Carlos Barbosa Alves de Souza
Resumo: Autismo se caracteriza por prejuízos severos e invasivos em trêsáreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipados. Em relação à comunicação, as intervenções para desenvolver uma comunicação funcional devem ser prioridades na intervenção, tendo em vista que 30 a 50% dos afetados pelo transtorno não desenvolvem nenhuma fala natural. O objetivo deste estudo foi promover a aquisição e investigar a generalização de mandos por crianças autistas, às quais foram ensinadas as três primeiras fases do Sistema de Comunicaçãopor Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System -PECS). Participaram do estudo quatro crianças autistas, selecionadas por apresentarem déficitssignificativos na comunicação com os outros. O estudo implementou as três primeiras fases doPECS para o ensino de respostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de estímulos reforçadores. Foram registradas as respostas de mando dos participantes durante e após a intervenção em dois diferentes contextos (escola e residência). Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em promover a aquisiçãoe a generalização de mandos em casaparaostrês participantes. São discutidos alguns aspectos de procedimento que podem explicar o insucesso na verificação da generalização, entretanto,na escola.
Abstract: Autism is characterized by severe and pervasive damage in threeareas of development such as: social interaction, communication and the presence of stereotyped behaviors, interests and activities. Taking into consideration that 30 to 50% of those affected by the disorder do not develop any natural speech, interventions with the purpose of developing a functional communication should be a priority in the treatment of autistic children. The purpose of this dissertation wasto promote the acquisition and investigate the generalization of mands by autistic children whowere taught the first three phases of the Picture Exchange Communication System (PECS). The study included four children diagnosed with autism who were chosen to take part in the research because they presented significant deficits in verbal performance. The study implemented PECS to teach responses to mands in a system of exchanging cards with photographic representations with reinforcing stimuli. We recorded the responses to mands during and after the intervention in two different environments (home and school). The results showed that the intervention was effective in promoting the acquisitionand generalization mands at home for three participants.Various procedure aspects are discuss to explain failure to observe generalization at school.
Assunto: Crianças autistas
Comportamento verbal
Autismo
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XTK3W
Data do documento: 20-Fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta_aopronta.pdf3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.