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Type: Monografias de Especialização
Title: A educação permanente no serviço de enfermagem
Authors: Juliana Janine Figueiredo Ornelas Braz
First Advisor: Maria Ligia Dias Barbosa
First Referee: Tania Maria Picardi Faria Costa
Abstract: Objetivou-se neste estudo realizar uma revisão integrativa sobre o que tem sido publicado nas revistas científicas brasileiras sobre a Educação Permanente no Serviço de Enfermagem no período de 2005 a 2010. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como método a revisão integrativa de literatura. Foi utilizada uma amostra de sete publicações indexadas na Literatura Latino Americana do Caribe e Ciências da Saúde. Observou-se que a Revista da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Revista Brasileira de Enfermagem foram as que mais publicaram sobre o assunto, sendo 42,85% e 28,57%, respectivamente. Dos quinze autores das publicações pesquisadas 100% dos mesmos eram enfermeiros, sendo 33,33% graduados, 46,66% mestres e 20% doutores. A região Sudeste foi a que obteve maior representatividade entre as publicações com 85,72%. Foram encontradas duas categorias, sendo: educação permanente e o desenvolvimento de competências dos enfermeiros; educação permanente e a percepção da equipe de enfermagem. Os resultados encontrados possibilitaram a construção do conhecimento acerca da educação permanente nos serviços de enfermagem no periodo pesquisado.
Abstract: The objective of this study was to perform an integrative review of what has been published in scientific journals on the Brazilian Continuing Education in Nursing Service from 2005 to 2010. It is descriptive exploratory research with a quantitative approach, using the method as integrative review of the literature. A sample of seven publications indexed in the Latin American and Caribbean Health Sciences observed that the Journal of School Nursing, Federal University of São Paulo (USP) and the Brazilian Journal of Nursing were the most published on the subject, being 42.85% and 28.57% respectively. Of the fifteen authors of publications surveyed 100% of them were nurses, graduates 33.33%, 46.66% teachers and 20% of doctors. The Southeast was the one that obtained the highest representation among publications with 85.72%. We found two categories, namely: continuing education and skill development of nurses, continuing education and the perception of the nursing staff. The results allowed the construction of knowledge about continuing education in nursing services.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3HA6
Issue Date: 21-Nov-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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