Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YHN5L
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Espaços não formais para o ensino de ciências nas séries do ensino médio: uma abordagem investigativa
Autor(es): Rejane Barbosa Lopes
primer Tutor: Manuela Lustosa Diniz
Resumen: O local de ensino onde o professor desenvolve sua aula pode ter certa contribuição no aprendizado do aluno. O espaço de educação continuada de crianças e adultos e suas dependências físicas é denominado espaço formal de ensino, e o espaço fora do ambiente escolar é, por sua vez, o espaço não formal de ensino. A metodologia investigativa de ensino é uma estratégia didática, entre outras, no qual o educador pode se fazer valer para aprimorar sua prática escolar. Preceitua que o aluno é também formador do conhecimento, sendo parte integrante do processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho analisou, por meio de aplicação de questionário aos professores de Ciências do ensino médio, a frequência com que aulas de Química, Física e Biologia são realizadas em espaços não formais de ensino, na cidade de Governador Valadares, e se os professores aplica(ra)m em suas aulas algum traço da metodologia investigativa de ensino. Foi revelado pelos questionários que os professores de Biologia utilizam mais os espaços não formais e não institucionalizados; os professores de Física utilizam os espaços não formais institucionalizados; os professores de Química utilizam os espaços formais. Todos os professores que utilizaram espaços não formais afirmaram obter êxito em suas aulas e resultados mais satisfatórios.
Asunto: Prática de ensino  
Educação permanente  
Ciência
Planejamento educacional  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YHN5L
Fecha del documento: 7-mar-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_final.pdf299.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.