Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YHN5L
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Manuela Lustosa Dinizpt_BR
dc.creatorRejane Barbosa Lopespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:16:03Z-
dc.date.available2019-08-12T01:16:03Z-
dc.date.issued2015-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YHN5L-
dc.description.resumoO local de ensino onde o professor desenvolve sua aula pode ter certa contribuição no aprendizado do aluno. O espaço de educação continuada de crianças e adultos e suas dependências físicas é denominado espaço formal de ensino, e o espaço fora do ambiente escolar é, por sua vez, o espaço não formal de ensino. A metodologia investigativa de ensino é uma estratégia didática, entre outras, no qual o educador pode se fazer valer para aprimorar sua prática escolar. Preceitua que o aluno é também formador do conhecimento, sendo parte integrante do processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho analisou, por meio de aplicação de questionário aos professores de Ciências do ensino médio, a frequência com que aulas de Química, Física e Biologia são realizadas em espaços não formais de ensino, na cidade de Governador Valadares, e se os professores aplica(ra)m em suas aulas algum traço da metodologia investigativa de ensino. Foi revelado pelos questionários que os professores de Biologia utilizam mais os espaços não formais e não institucionalizados; os professores de Física utilizam os espaços não formais institucionalizados; os professores de Química utilizam os espaços formais. Todos os professores que utilizaram espaços não formais afirmaram obter êxito em suas aulas e resultados mais satisfatórios.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia investigativapt_BR
dc.subjectInstitucionalizadopt_BR
dc.subjectNão institucionalizadopt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subject.otherPrática de ensino  pt_BR
dc.subject.otherEducação permanente  pt_BR
dc.subject.otherCiênciapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacional  pt_BR
dc.titleEspaços não formais para o ensino de ciências nas séries do ensino médio: uma abordagem investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final.pdf299.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.