Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4NSE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A experimentação no ensino de química com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo: consolidando a aprendizagem do conteúdo teórico com o cotidiano
Autor(es): Cristiano Henrique de Souza
primer Tutor: Helen Rose de Castro Silva Andrade
primer miembro del tribunal : Anne Kely Marques do Nascimento
Resumen: O presente trabalho trata da relação existente entre o conteúdo teórico de Química que é estudado em sala de aula e sua aplicação prática no cotidiano das pessoas. Neste intuito, uma análise do processo de consolidação da aprendizagem foi realizada utilizando-se experimentos com materiais alternativos e de fácil aquisição que pudessem alcançar a relação supracitada. Através da aplicação de questionários pré e pós-testes, em uma turma de vinte alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual na cidade de Caratinga-MG, pôde-se observar como o uso de experimentos e da relação destes com a vida cotidiana dos alunos podem levá-los à compreensão da importância da Química em suas vidas.
Abstract: The present work treats of the existent relationship among the theoretical content of Chemistry that is studied in class room and your practical application in the daily of the people. In this intention, an analysis of the process of consolidation of the learning was accomplished being used experiments with alternative materials and of easy acquisition that they could reach the above-mentioned relationship. Through the application of questionnaires after and before tests, in a group of twenty students of the third series of the Medium Teaching of a school of the state net in the city of Caratinga-MG, it could be observed as the use of experiments and of the relationship of these with the students daily life can take them to the understanding of the importance of the Chemistry in your lives.
Asunto: Química Ensino médio
Ciencia Experiencias
Química  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z4NSE
Fecha del documento: 6-dic-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_cristiano_souza.pdf499.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.