Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Paradoxo entre a avaliação de desempenho do aluno e a avaliação de desempenho do docente à luz de uma gestão "democrática" |
Authors: | Solange Faria de Oliveira Costa |
First Advisor: | Ariadia Ylana Ferreira |
Abstract: | O presente trabalho busca atentar para a necessária aproximação entre o discurso de uma gestão democrática e o agir do grupo gestor no ambiente escolar. Deste modo, busca-se discutir as implicações de um determinado modelo de gestão nas relações de trabalho da Escola Estadual Princesa de Minas e como essas impactam no processo de ensino-aprendizagem, por estarem todos estes componentes, direta ou indiretamente, vinculados à qualidade do ensino ministrado na escola estudada. Partindo-se da observação do cotidiano escolar, da análise dos resultados dos alunos no PROEB e da avaliação de desempenho dos professores (ADI) e gestores da escola ficou evidenciado que há uma estreita ligação entre o trabalho desenvolvido pelos atores do processo de ensino-aprendizagem e a postura adotada pela gestão da escola investigada. Constatou-se ainda, uma incongruência entre os resultados da avaliação dos alunos e o resultado da avaliação de desempenho dos professores. Assim, procurou-se definir o papel do gestor escolar como (também) mediador de ações racionalmente adequadas ao princípio da isonomia e da ética como contributo, indubitável, para a garantia da qualidade do ambiente de trabalho e consequentemente do processo de ensino-aprendizagem. |
Subject: | Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional Alunos Avaliação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGPM |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
solangefariadeoliveiracostaturma2.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.