Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGW6
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandra Maria Glória da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Charles Moreira Cunha | pt_BR |
dc.creator | Florecena de Melo Oliveira Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T13:36:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T13:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGW6 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de um estudo e reflexões sobre a desvalorização da escola pública na periferia. O interesse pelo tema de desvalorização da escola pública de periferia surgiu em vista de problemas constatados pela gestão no cotidiano da escola. O desenvolvimento cognitivo do aluno pode ser prejudicado por interferência de problemas trazidos para a sala de aula. O texto pretende analisar o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, na cidade de Cláudio, estado de Minas Gerais, que é uma escola de periferia e vem enfrentando reflexos de sua desvalorização. Averiguando que essa desvalorização da escola de periferia afeta as decisões da escola, o estudo tem o objetivo principal de identificar os problemas que vêm ocorrendo e suas consequências no processo educativo. A análise está articulada ao Projeto Político Pedagógico (PPP), que leva em conta o meio em que se inserem as crianças, as finalidades da escola e a liderança do gestor para a tomada de decisões. A desvalorização tem levado famílias a procurarem outras escolas, no centro ou em outros bairros, com prejuízo para a escola e a comunidade. Partindo do estudo bibliográfico de autores como Barreto (2005), Dourado (2009), Ferreira (2005), Gandin (2001), Gracindo (2005), Libâneo (2001), Saviani (1986, 2011), Oliveira (2005), Paro (1997, 2007, 2015) sobre a democratização da escola pública, a gestão democrática e a qualidade de ensino na escola pública, abre-se uma discussão sobre o envolvimento dos profissionais e a participação da comunidade, para enfrentar o desafio da mudança. Percebe-se a necessidade de colocar em funcionamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para garantir uma escola pública de qualidade e superar os problemas que levam à desvalorização. A partir do estudo e análise dos problemas constata-se possibilidades e iniciativas para superação, desde que ocorra a participação da comunidade e o envolvimento da equipe pedagógica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Envolvimento | pt_BR |
dc.subject | da equipe pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação da comunidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Desvalorização da escola pública de periferia | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_turma7_florecena_de_melo_oliveira_nogueira.pdf | 732.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.