Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGW6
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dc.contributor.advisor1Sandra Maria Glória da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Charles Moreira Cunhapt_BR
dc.creatorFlorecena de Melo Oliveira Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:36:32Z-
dc.date.available2019-08-13T13:36:32Z-
dc.date.issued2015-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCGW6-
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de um estudo e reflexões sobre a desvalorização da escola pública na periferia. O interesse pelo tema de desvalorização da escola pública de periferia surgiu em vista de problemas constatados pela gestão no cotidiano da escola. O desenvolvimento cognitivo do aluno pode ser prejudicado por interferência de problemas trazidos para a sala de aula. O texto pretende analisar o contexto da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim, na cidade de Cláudio, estado de Minas Gerais, que é uma escola de periferia e vem enfrentando reflexos de sua desvalorização. Averiguando que essa desvalorização da escola de periferia afeta as decisões da escola, o estudo tem o objetivo principal de identificar os problemas que vêm ocorrendo e suas consequências no processo educativo. A análise está articulada ao Projeto Político Pedagógico (PPP), que leva em conta o meio em que se inserem as crianças, as finalidades da escola e a liderança do gestor para a tomada de decisões. A desvalorização tem levado famílias a procurarem outras escolas, no centro ou em outros bairros, com prejuízo para a escola e a comunidade. Partindo do estudo bibliográfico de autores como Barreto (2005), Dourado (2009), Ferreira (2005), Gandin (2001), Gracindo (2005), Libâneo (2001), Saviani (1986, 2011), Oliveira (2005), Paro (1997, 2007, 2015) sobre a democratização da escola pública, a gestão democrática e a qualidade de ensino na escola pública, abre-se uma discussão sobre o envolvimento dos profissionais e a participação da comunidade, para enfrentar o desafio da mudança. Percebe-se a necessidade de colocar em funcionamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para garantir uma escola pública de qualidade e superar os problemas que levam à desvalorização. A partir do estudo e análise dos problemas constata-se possibilidades e iniciativas para superação, desde que ocorra a participação da comunidade e o envolvimento da equipe pedagógica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvolvimentopt_BR
dc.subjectda equipe pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipação da comunidadept_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas públicaspt_BR
dc.titleDesvalorização da escola pública de periferiapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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