Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCHBC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Relação professor - aluno na prática pedagógica
Autor(es): Giselle Masiero Teixeira
Primeiro Orientador: Priscila Rezende Moreira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC pretende a partir da análise do Projeto Político-PPP da Escola Estadual Bueno Brandão, mostrar o valor da interação entre a sala de aula e a relação pedagógica, lembrando que esta é uma relação humana e difícil, e que determina o uso de métodos funcionais focados no diálogo. São visíveis na sociedade atual grandes transformações e conflitos, exigindo a participação na escola e sala de aula, gerando a necessidade de levar até elas o debate, através de uma conversa franca e aberta, utilizando argumentos indispensáveis à educação. Cabe então o resgate no contexto da prática pedagógica do valor da relação de diálogo entre professor e aluno, ponto essencial para a descoberta do outro através da produção do conhecimento. É importante destacar que sendo a sala de aula um espaço de interação entre professor e aluno, cabe ao primeiro ser o mediador entre o aluno e o conhecimento escolar, pois este tem a capacidade para desenvolver tais funções. Neste artigo foram utilizados autores que analisaram a questão da educação, focando na relação professor aluno, como Freire (1987,1996, 1998), Assman (2007), Gadotti (2000) e Padilha (2001), destacando que as políticas públicas para a educação têm que se preocupar com o processo de aprendizagem do aluno e com a formação continuada do professor.
Assunto: Professores e alunos
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCHBC
Data do documento: 1-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_giselleteixeira_turma1__2_.pdf468.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.