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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A promoção da saúde no núcleo de apoio à saúde da família: o papel do profissional de educação física
Autor(es): Gisele Marcolino Saporetti
primer Tutor: Paulo Sergio Carneiro Miranda
primer Co-tutor: Soraya Almeida Belisario
primer miembro del tribunal : Katia Euclydes de Lima e Borges
Segundo miembro del tribunal: Raphael Augusto Teixeira de Aguiar
Resumen: Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) configuram-se hoje como um lócus de inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Primária à Saúde (APS). Tal fato trouxe desafios à prática do PEF, no que se refere à realização de ações de Promoção da Saúde (PS), nos âmbitos individual e coletivo. O objetivo deste trabalho foi analisar as ações de promoção da saúde realizadas pelos Profissionais de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Os objetivos específicos foram: analisar os documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação Física a partir de 1998, no que se refere à definição e regulação das atividades do Profissional de Educação Física, com ênfase na Atenção Primária à Saúde; identificar as ações de promoção da saúde realizadas pelos Profissionais de Educação Física inseridos nos NASF; e identificar as variáveis que facilitam e as que dificultam as ações de promoção da saúde realizadas pelos Profissionais de Educação Física inseridos nos Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, na qual se utilizaram a pesquisa documental e grupos focais com informantes-chave como instrumentos de coleta de dados. O resultado da análise documental demonstrou a preocupação do Conselho Federal de Educação Física em contemplar e acompanhar as novas perspectivas de atuação da profissão de forma a contribuir com orientações para o profissional. O resultado da análise dos grupos focais apresentou o entendimento do PEF acerca do conceito de PS em consonância com o preconizado pela Política Nacional de Promoção da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Mostrou também a realização, pelo PEF, de ações de PS abrangentes, diversificadas e em conjunto com a equipe e comunidade. Fatores como a reorientação do modelo de saúde, a participação da comunidade, a valorização do trabalho multiprofissional e intersetorial e o incentivo governamental para as práticas de atividades físicas foram apontados como facilitadores à realização das ações de PS. Entre as dificuldades, destacaram-se a falta de infraestrutura, a falta de capacitação, o não entendimento pelos demais profissionais da mudança do paradigma de atendimento curativo para o da PS e a concepção destes, ainda voltada para as ações clínicas individuais, em detrimento de ações de PS coletivas.
Abstract: The Centers of Support for Family Health (CSFH) are characterized today as a locus of insertion of Physical Education Professional (PEP) in Primary Health Care (PHC). This fact has brought challenges to Physical Education Professionals practice regarding the implementation of health promotion actions at both individual and collective extents. The aim of this study was to analyze health promotion actions carried out by Physical Education professionals in Centers of Support for Family Health. The specific objectives were (1) to analyze documents produced by the Federal Council of Physical Education since 1998, regarding the definition and regulation of the Physical Education Professionals activities, with an emphasis on Primary Health Care; (2) to identify health promotion actions performed by Physical Education professionals within their CSFHs; and (3) to identify the variables which facilitated and those which hindered the actions of health promotion conducted by Physical Education professionals inserted in the Support Center for Family Health. It is a qualitative, exploratory research, in which documental research and focus groups with key informants have been used as instruments of data collection. The result of the document analysis revealed the concern of the Federal Council of Physical Education in contemplating and looking after new performance prospects for the profession in order to contribute to the professional guidelines. The result of the analysis of the focus groups showed that the understanding of PEP on the concept of PHC is in line with the recommendations by the National Policy for the Promotion of Health and the World Health Organization. It was also shown that PHC action implementations by PEP were comprehensive, diversified and in line with staff and community. Factors such as the reorientation of healthcare model, community participation, appreciation of multidisciplinary and intersectoral work and government sponsorship for physical activity practice were identified as facilitators to the implementation of PHC actions. Among the difficulties, the group highlighted the lack of infrastructure, lack of training, not understanding by other professionals of the paradigm shift from curative care to the PHCs and their conception, still focused on the individual clinical actions rather than collective PHC.
Asunto: Educação física e treinamento
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Medicina
Promoção da saúde
Pessoal de saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCNU9
Fecha del documento: 1-jul-2015
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