Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGJ6
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexandre Gomes Soarespt_BR
dc.creatorIvone Magalhães Campospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:52:21Z-
dc.date.available2019-08-12T15:52:21Z-
dc.date.issued2015-08-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGJ6-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do gestor na implantação e efetivação da escola de tempo integral na Escola Municipal Helena Antipoff apontando a importância de uma gestão democrática, com efetiva participação de toda a comunidade. Sobretudo, ressalta a importância de que todas as tomadas de decisões estejam elencadas no Projeto Político Pedagógico (PPP). Propõe sua construção conjunta com todos os atores envolvidos para que a educação integral esteja totalmente entrelaçada com a proposta curricular da escola. A metodologia utilizada neste trabalho foi a bibliográfica e documental. Propõe a revisão do PPP sob a orientação do gestor para garantir uma efetiva implantação da educação de tempo integral redimensionando tempos e espaços através da elaboração do currículo, que determinará o trabalho integrado de todos os atores envolvidos no processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.titleImplementação da educação de tempo integral sob a ótica de uma gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ivonemagalhaescampos_turma02.pdf645.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.