Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNH
Type: Monografias de Especialização
Title: Currículo da educação infantil para crianças de 3 a 5 anos: a experiência em uma escola pública da rede municipal da cidade de Coronel Fabriciano MG
Authors: Clemilda Aparecida de Souza Lage
First Advisor: Rita Cristina Lima Lages e Silva
Abstract: Este estudo buscou analisar o processo de construção do currículo da educação infantil para as crianças de 3 a 5 anos da Escola Municipal Professor Paulo Freire, no município de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. O objetivo é abordar como se deu o processo de construção desse currículo, uma vez que a escola foi inaugurada em 2008, mas não contava ainda com um currículo próprio. A proposta da pesquisa foi investigar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar nos processos de decisões e também como de fato ocorreu a construção do currículo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, relatos das pessoas que compõe a comunidade escolar e análise de documentos da escola. Percebeu-se que, com as mudanças na Legislação e a obrigatoriedade do atendimento à educação infantil, houve uma diversidade de ações por parte da escola com o intuito de atender a demanda de vagas no Bairro onde a escola está inserida. A autonomia e o apoio, no sentido de propiciar uma gestão mais democrática, dados à escola pela sua mantenedora imediata, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, bem como a assessoria do Professor Miguel Arroyo foram pontos importantes para que a escola avançasse na construção de seu currículo.
Subject: Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHNNH
Issue Date: 17-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
clemilda.pdf571.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.