Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKK69
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação em laboratório do comportamento de camadas asfálticas reforçadas com geossintéticos
Authors: Leonardo Lacerda Fonseca
First Advisor: Maria das Gracas Gardoni Almeida
First Co-advisor: Jisela Aparecida Santanna Greco
First Referee: Jisela Aparecida Santanna Greco
Second Referee: Laura Maria Goretti da Motta
Third Referee: Ennio Marques Palmeira
Abstract: O desempenho de uma estrutura de pavimento é função não só dos materiais que constituem as camadas, mas também da forma em que ocorre a interação entre estas. Espera-se que as camadas estruturais apresentem comportamento monolítico, implicando numa transferência de esforços de forma mais adequada. O pavimento é projetado e construído com objetivo de desempenhar suas funções num determinado período. Assim, existirá um momento de fim da vida útil e, então, serão necessárias intervenções para o restabelecimento das condições apropriadas. Nesta fase se encaixam entre outras, as técnicas de uso de materiais geossintéticos como elemento de reforço nas camadas de mistura asfáltica. Considerando a necessidade de restauração de pavimentos, esta pesquisa teve como objetivo a avaliação laboratorial do comportamento de sistemas de reforço com uso de uma geogrelha e um geotêxtil, sendo variadas as taxas de pintura de ligação e tipos de emulsões utilizadas, RR 1C e RR 2C. Outros estudos realizados destacam que a aderência entre o geossintético e as camadas asfálticas interferem significativamente no sucesso do sistema de reforço. Na pavimentação o serviço que confere a aderência entre as camadas é a pintura de ligação, que deve ser aplicada numa quantidade ideal para cada caso. Taxas de aplicações baixas podem resultar em perda de aderência e taxas superiores às ideais, podem promover a criação de um filme de resíduo de material betuminoso que pode gerar quedas na resistência ao cisalhamento. Isto posto, foram realizados ensaios de cisalhamento direto em sistemas sem e com geossintéticos. De posse dos resultados obtidos pôde-se concluir que a inclusão da geogrelha ou do geotêxtil reduz significativamente a resistência ao cisalhamento entre as camadas, no entanto, para o caso, existem condições adequadas entre quantidade e tipo de emulsão asfáltica aplicada na pintura de ligação que possibilitam o emprego dos sistemas de reforço de forma satisfatória. Os ensaios de cisalhamento direto avaliam isoladamente o comportamento de aderência entre as camadas e estas e os geossintéticos, porém, na realidade os esforços solicitantes geram solicitações diferentes a esta, de tal forma que, os sistemas devem ter seu desempenho mecânico também investigados. Os desempenhos dos sistemas foram avaliados quanto a resistência à tração na flexão, determinadas em vigas. Os resultados mostraram que o uso de geossintéticos aumenta a resistência à tração na flexão e que o comportamento é função do tipo de geossintético, da viscosidade da emulsão e da sua taxa de aplicação.
Abstract: The performance of a pavement structure is a function not only of the materials constituting the layers, but also the way in which interaction occurs between them. It is expected that the structural layer present monolithic behavior, resulting in best stress transfer. The pavement is designed and built in order to perform their duties in a given period, as well, there will be a moment that life will be won and will then be necessary interventions to restore the appropriate conditions, which fit techniques for using geosynthetic materials as a reinforcement element in the layers of asphalt mixture. Considering the need for pavement restoration, the work aimed to laboratory evaluation of behavior and reinforcement systems performance with use of a geogrid and geotextile, being varied the lead paint rates and types of used emulsions, RR IC and RR 2C. Other studies point out that the adhesion between the geosynthetic and the asphalt layers interfere significantly in the success of the reinforcement system. When paving the service that provides the adhesion between the layers is lead paint, which is applied an optimum amount for each case, considering that lower applications rates may result in loss of adhesion and rates higher than ideal, can promote creating a film residue bituminous material that can generate shear strength falls. That said, it was carried out direct shear tests on systems with and without geosynthetics. With the results obtained it was concluded that the inclusion of geotextile or geogrid significantly reduces the shear strength between the layers, however, in case there are appropriate conditions of quantity and type of asphalt emulsion applied in connection paint allow the use of satisfactorily reinforcement systems. The direct shear tests alone assess the adhesion behavior between the layers and these and geosynthetics, however, in reality the internal forces generate different requests to this, so that the systems should have their mechanical performance also investigated. The performances of the systems were evaluated for tensile strength in bending, certain beams. The results showed that the use of geosynthetic increases the tensile strength and the bending performance is a function of the type of geosynthetic material, the viscosity of the emulsion and its application rate.
Subject: Geotecnia
Mecânica do solo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKK69
Issue Date: 8-Jul-2015
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